Penedo

Um pedaço da Finlândia no Brasil

Rio de Janeiro é conhecido mundialmente pela variedade de atrações turísticas, tanto na capital como em diferentes regiões deste estado. Assim, entre os vários encantos, se destaca a Penedo, um pitoresco bairro do interior.  Localizada na parte sul, no município de Itatiaia. É a principal colônia finlandesa dentro do Brasil que se expressa em sua arquitetura e cultura.

No entanto, Penedo não é só isso.  Conhecida como a Casa do Papai Noel no Brasil, este encantador lugarejo conta com uma vegetação exuberante de araucárias, fabricas de chocolates, um parque ecológico. Também possui restaurantes com vasta oferta gastronômica, o Museu Finlandês, Clube Finlândia, lojas de artesanato e a natureza serrana, que sem dúvida alguma é um espetáculo a partir.

Convidamos você aconhecer Penedo, esperamos que goste e que este passe a ser um de seus destinos favoritos.

Um pouco de história – de um vilarejo místico a uma colônia finlandesa

Museu Finlandês
Museu Finlandês. Foto de: cidadeecultura.com

Impactado com as barbaridades da Primeira Guerra Mundial persuadiu a algumas famílias a emigrarem o Brasil e a viverem em uma colônia agrícola-vegetariana. Além disso, a intenção mística era de viver em paz e harmonia com a natureza.

Dessa forma as famílias finlandesas se instalaram na Fazenda Penedo. Dedicaram-se ao plantio de batata-doce e milho, bem como ao artesanato. Aos poucos foram crescendo e abriram pequenas pousadas. Bem como a agricultura, que passou a fazer parte da economia turística, como uma importante fonte de renda e emprego.

O clima da cidade

Penedo faz parte da região da Serra da: Mantiqueira. Está localizada entre três estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Contudo, esta pequena colônia finlandesa, está posicionada entre São Paulo e Rio de Janeiro.

É um lugar privilegiado, com um clima ameno, possui uma fauna e flora que possibilitam ao lugar ser considerado como um principal espaço de descanso  para aqueles que fogem dos barulhos de uma cidade maior.

Como chegar a Penedo

Este bairro está localizado a 270km de São Paulo e 195 km de Rio de Janeiro, sua principal via de acesso é pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116).

Penedo é um dos principais acessos ao Parque Nacional do Itatiaia, Visconde de Mauá e Serrinha do Alambari.

Principais atrativos

Pode-se dizer que Penedo é o encontro de um povo e a natureza. Assim, o turista pode desfrutar tanto de um pouco da cultura e história de Finlândia como da natureza peculiar da região.

Como destaque cultural, encontra-se o Museu Finlandês, um espaço histórico muito bonito. Com um importante acervo de objetos trazidos pelos imigrantes, bem como, uma linda coleção de bonecas finlandesas. Entretanto, é válido comentar que o museu sobre abre aos finais de semana e a entrada é R$10,00.

O Clube Finlandês

Clube Finlandês
Clube Finlandês. Foto de: facebook.c/omclubefinlandia.penedo

Igualmente, outro lugar para dar uma passada é o Clube Finlândia, fundando em 1943, como um lugar de entretenimento para os moradores locais. O salão do clube é onde se realizam apresentações de bailes típicos, tais como: polkas, valsa, mazurcas. Decerto, é difícil não querer entrar na dança.

O bonito também deste clube é sua decoração finlandesa, o que lhe dá um ar de descontração e alegria. Além disso, este espaço possui uma biblioteca e o Museu Eva Hilden da Arte e da Cultura Finlandesa, com doações do casal Marcus e Eva Hilden como objetos artesanais, como bonecas e roupas típicas.

A Casa de Papai Noel

Casa do Papai Noel
Casa do Papai Noel. Foto de: facebook.com/casadopapainoel

Não poderia faltar a famosa Casa do Papai Noel, ir a Penedo e não conhecer este lugar de fantasia e magia, é como ir a capital do Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor.

A casa em estilo nórdico, esta totalmente preparada para esperar o Natal, durante todo o ano. A decoração natalina comparte lugar com os moveis rústicos.  A Casa do Papai Noel é uma pequena vila que tem lojas de artesanatos, de chocolates, a fábrica de brinquedos, os correios (onde todos podem deixar suas cartinhas). Este charmoso espaço é para ir com crianças.

Penedo conta também com um tipo de transporte, tipo um trenzinho, que sai do centro e passa pelos principais pontos do bairro.

As Cachoeiras de Penedo

Cachoeira de Deus
Cachoeira de Deus. Foto de: eaiferias.com

Conforme já relatado, os encantos de Penedo também são percebidos na natureza, onde algumas cachoeiras são também pontos turísticos buscados por aqueles que gostam de mergulhar em águas límpidas e frias.  As cachoeiras fazem parte do Rio das Pedras. Sem dúvida conhecer cada uma delas é um passeio super legal!

Cachoeira de Deus se revela por uma grande queda d’água de 15 metros de altura. Ademais, possui águas cristalinas e com uma grande piscina natural própria para banhos. O lugar conta com estacionamento, o que facilita em seu acesso.

Três Cachoeiras
Três Cachoeiras. Foto de: paraviagem.com.br

Outra imperdível e a Três Cachoeiras, uma formação de três quedas d’água de 3 metros de altura.  Assim como a anterior, é um ótimo lugar para banhos, com várias piscinas naturais e até um escorregador natural.

Cachoeira das 3 Bacias
Cachoeira das 3 Bacias. Foto de: bicycling.com.br

Três Bacias, um pouco afastada do centro e localizada em uma parte, o que oferece um pouco de privacidade. O nome está relacionado a sua formação de três pequenas bacias em meio das pedras. Como agregado a cachoeira está uma piscina natural de águas limpas e frias, conhecido com Poço das Esmeraldas. Um ótimo lugar para um banho.

Por último, destaca-se a Cachoeira do Tangara, que está localizada perto da Cachoeira de Deus. Tem 4 metros de altura, dividindo-se em duas quedas e com uma pequena piscina para banho.

Mirante do Último Adeus

Vista do Mirante do Último Adeus
Vista do Mirante do Último Adeus. Foto de: lugareslindos-dobrasil.blogspot.com

Como Penedo está no Parque ecológico de Itatiaia, seu passeio não pode deixar de lado a vista do Mirante do Último Adeus. Ademais de ser um excelente local para um maior contato com a natureza, é um local perfeito para tirar aquelas fotos espetaculares. Você pode ir de carro até o mirante e depois desfrutar das cachoeiras dentro do parque.

Onde comer

Jardim Secreto
Jardim Secreto. Foto de: viagemeturismo.abril.com.br

Outro grande atrativo de Penedo, é a gastronomia, onde a cultura finlandesa conjuga com a produção de trutas local. São vários os restaurantes onde o turista pode desfrutar da riqueza da cozinha regional e tradicional.

Nesta parte, vamos deixar algumas opções para todos os gostos e preços. Espero que possa apreciar nossa sugestão.

O Restaurante e Chopperia a Casa do Fritz, um ótimo ambiente para tomar um chopp e provar da típica comida alemã e suíça. Este e um dos principais pontos turísticos de Penedo.

Também está o Restaurante Truta Viva, e como o nome mesmo diz trás em sem menu uma variedade de pratos com este tipo de pescado. É um lugar que está sempre lotado, apesar de não ser barato. No entanto, a comida é tão boa que as vezes um esquece o que está pagando.

Outra recomendação é o Restaurante e Chopperia Bella Città, um dos mais tradicionais da região. Apesar de ter como característica a comida italiana, possui um cardápio amplo de massas, aves, carnes, peixes, entre outros.

Para aqueles que querem comer uma comida saborosa, no entanto, não querem gastar muito a sugestão é o Restaurante A Mineirinha de Penedo.  É um local que vende comida caseiro a quilo. Possui uma grande variedade de saladas, massas, carnes e peixes.

Para os amantes de uma boa pizza, indicamos a Costa Restaurante e Pizzaria, ótimo lugar para ir com a família e amigos. Sendo que, além da comida italiana você pode saborear a uma excelente carne, entre outras comidas descritas no cardápio do restaurante.

Onde comprar

Casa das Pedras
Casa das Pedras. Foto de: minhasfotosmajtec.blogspot.com

Penedo também pode ser bastante atrativa para os que gostam de comprar artesanatos, lembrancinhas ou objetos pessoais. Destaca-se a loja de pedras, que além de ser um lindo lugar para visitar é um espetacular para os que gostam dos acessórios, como brincos, pulseiras, cordões e anéis de pedras. Também para os colecionadores de pedras este ambiente é super indicado para conhecer.

Outro pedido, é o Shopping Vale dos Duendes, um centro comercial com lindas lojas, que vendem desde objetos de decoração a doces deliciosos.

E não poderíamos deixar de apresentar ao Shopping Roda d’água, como uma variedade de lojas, lanchonetes e até um palco onde se realizam espetáculos com música ao vivo. Além de ser um lugar de compras, aqui também pode ser um bom lugar para esperar e descansar.

Hotéis e Pousadas

Abaixo segue algumas ofertas para você se hospedar, ou se preferir nesse link você encontra as pousadas com o melhor custo benefício.



Booking.com

Posts Relacionados