Búzios

Os mais belos destinos

Búzios. Fonte: LASZLO ILYES.
Búzios. Fonte: LASZLO ILYES.

Localizado na Região dos Lagos, Búzios está a pelo menos 170km do Rio de Janeiro. Juntamente com os mais visitados pontos turísticos, como São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, Búzios se destaca pela mais bela paisagem do Brasil!

A bela e aconchegante península de Búzios, recebeu este nome devido às conchas que lá são encontradas. Estes pequenos apetrechos marinhos eram utilizados para adornos e buzinas (Usadas como anúncio, pelos mercadores de peixes frescos.) Búzios favoreceu a estadia episódica de embarcações inglesas e francesas no porto da península. O ancoradouro logo junto à Ilha do Caboclo, serviu como apoio terrestre as longas viagens que atravessavam o oceano. Além dos variados pontos Turísticos, mostraremos as melhores e mais viáveis rotas para chegar a este maravilhoso mundo. Apesar de Búzios não gozar aeroportos que o encaminham diretamente a cidade, você chegar ao Rio de Janeiro de Avião e logo mais, escolher o melhor meio de transporte para chegar a esta esplendida terra. Mas qual seria melhor?

Carro: Chegando de Rio de Janeiro, com aproximadamente 2 horas de viagem você passará pela Ponte Rio-Literoi, rumo à Rio Bonito. Pouco depois deste trajeto, à direita estará logo a Famosa Via Lagos e Cabo Frio/Araruama será sua próxima parada.

Continue seu percurso por, pelo menos, 5km depois de Via Lagos e logo mais, o viaduto te indicará (à esquerda) Búzios – RJ-106. Após 14km de estrada, você poderá abastecer seu carro e logo em seguida deverá entrar à direita, seguindo por 10 minutos em direção a deslumbrosa Península de Búzios.

Ônibus: Temos duas opções para chegar em Búzios.

Diretamente de Rio de Janeiro – Há saídas diárias da Rodoviária Novo Rio, pela Viação 1001. Via telefonema ou através do Site da Viação 1001, você poderá comprar passagens antecipadamente, pagando apenas no cartão de crédito.

Rota alternativa – Via Cabo Frio – A Viação 1001 tem saídas do Rio, Niteroi e São Paulo, destinas à Cabo Frio. Cidade esta, onde a Viação Salineira fará o percurso até Búzios todos os dias. Você terá a opção de pegar um Taxi em Cabo Frio até Búzios, caso seja de sua preferência.

Avião: Hoje, não há aeroportos disponíveis na cidade de Búzios, porém a cidade de Cabo Frios está localizada à 25Km de distância. O aeroporto goza de voos tanto nacionais, quanto internacionais regulares.

Pontos Turísticos

  • Orla Bardot

Como uma singela homenagem a Brigitte Bardot, a Orla recebeu o nome da Artista, que esteve em Búzios em 1964, juntamente com seu namorado e foi proclamado um dos principais pontos turísticos da Cidade. Bardot se estende desde a Praia da Armação até o Cais do Píer do centro da cidade. A artista plástica, Christina Mota, evidenciou o seu talento exibindo a Própria Brigite Bardot¹ fazendo o que há de melhor em Búzios, observar o Pôr do Sol. Além da glamorosa escultura da atriz, a Orla nos traz também as magníficas esculturas dos “Três Pescadores”² e um monumento de bronze dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Pôr do Sol na Orla Bardot. Fonte: Rodrigo Soldon.
Pôr do Sol na Orla Bardot. Fonte: Rodrigo Soldon.

A Orla Barlot oferece um Passeio confortável, Chão em pedras, o Calçadão da Orla Bardot (instalado em 1999 – se estende por toda a Praia), Bacos coloridos pelo horizonte, decks de madeira, bancos para apreciações, flora e um passeio esplendido pelo Mar da Armação.

Um passeio que você não vai querer perder, é o que Orla lhe oferece. Há magnificas construções históricas, Casa Coloniais, pescadores artesanais e obras de artes que se tornaram o ponto de referência da península.

  • Rua das Pedras     

Localizada no Centro de Búzios, a Rua das Pedras³ é a mais famosa atração da Região dos Lagos. Com diversas opções para refeição, turismos, hotéis, bares e cafés. Você pode se deliciar com a gastronomia sofisticada, oferecida para todos gostos e idades. Após um dia delicioso nas praias deste paraíso, este lugar será, com certeza, o mais agradável no fim da tarde, oferecendo boa música e uma vista maravilhosa.

A Rua das Pedras é o ponto de encontro ideal com os amigos e familiares. Além de ser a comunidade das delícias da cidade, há um shopping lá localizado. Este, a céu aberto, te trará a melhor diversidade da região, com apetrechos locais e descontração.

  • Reserva do Tauá

Com pelo menos 300 espécies diversificadas de Borboletas, mais de 1000 tipos de Bromélias, 83 Pássaros, orquídeas, Pau Brasil. A Reserva de Tauá é o criadouro natural que mais nos encanta com os maiores exemplos da fauna e flora de nosso país. A grande extensão de arbustos presentes na reserva compõe o Bosque de restinga (4° ecossistema mais ameaçado no mundo.)

Você também pode encontrar na Reserva, símbolos históricos de indígenas, presentes nessa região, como o cemitério de sambaquis e a “casa de farinha”. Há cerca de 7000, o Pântano da Malhada foi coberto pelo mar. Com o passar do tempo o mar foi se esvaindo e hoje temos acesso a paria de Fóssil, constituída por variadas espécies de ostras e conchas.

  • Píer do centro

O Píer do Centro é um dos passeios obrigatórios quando você vai para Búzios. O Píer é o divisor das praias Armação e a do Canto, onde também é possível encontrar tartaruga no final do cais. Além de proporcionar uma bela paisagem, o Píer é o ponto de partida para os passeios de escuna, alugueis de barcos, mergulhos e até mesmo de pesca.

Em 2013, este tão almejado centro de turismo foi reformado pela Prefeitura de Búzios, para promover a revitalização no local. Hoje, mais do que nunca, o Píer do Centro é uma das mais belas atrações da Península, tanto ao dia quanto à noite.

  • Nossa Senhora Desatadora de Nós

Considerada uma das mais antigas devoções de Nossa Senhora, Maria Desatadora de Nós foi iniciada na Alemanha em 1700. Ano este, em que foi encontrado um quadro milagroso da Santa Virgem, inspirado em uma meditação do Santo Irineu. A Capela da cidade de Búzios foi dedicada exclusivamente à Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Isis Penido arcou com todas as dispensas na construção da capela em 12 de março de 2001, o terreno foi cedido pelo pároco de Sant’Anna e foi inaugurada em setembro do mesmo ano. As Missas são realizadas aos Domingos, ao Meio dia.

Mirantes

  • Mirante de João Fernandes

Localizado no alto de uma montanha, o Mirante de João Fernandes vislumbra uma das mais belas vistas de Toda Búzios. Com uma paisagem deslumbrante de algumas praias da península e um romântico Pôr do Sol para os casais!

  • Mirante do Forno
Mirante do Forno. Fonte: Rafa Alves.
Mirante do Forno. Fonte: Rafa Alves.

Mais alto ainda que o mirante de João Fernandes, o Mirantes do Forno está localizado entre as praias Brava e Forno. Oferecendo uma vista panorâmica da cidade e com sua facilidade de acesso é muito procurado pelos turistas.

Restaurantes

Depois de muitos passeios e novos conhecimentos sobre Búzios, que tal conhecermos mais sobre os melhores lugares deste esplendido lugar? Selecionamos alguns dos lugares mais indicados pela Tripadvisor, para você ter a melhor experiência em sua viagem.

Gisele
Comidas Brasileira, Frutos do mar, Sul-americana
Av. Jose Bento Ribeiro Dantas 5100

Baroque Culinária Européia Slow Food
Comidas Alemã, Francesa e Europeia
Av. Ribeiro Dantas – N.º 2 | Perto de Porto da Barra, Armação dos Búzios

74 Restaurant
Comidas Mediterrânea, Frutos do Mar e Sul-Americana
Rua Alto do Humaitá, N° 10 | Centro, Armação dos Búzios

Nami Gastrobar
Comidas Peruana, Latina e Frutos do Mar.
Rua Gerbert Périssé, N° 1023 | Esquina com Rua dos Namorados, Armação dos Búzios

Mr. Dian
Comidas Brasileira, Fast food e Americana.
Rua César Augusto de São Luís, N° 177 | Loja 02, Armação dos Búzios

La Tapera Pizzas e Massas
Comidas Italiana, pizza, Argentina e Vegetariana.
Rua Tom, 11 | Lot. Portal da Ferradura, Armação dos Búzios

Primitivo
Comidas Italiana, Pizza, Mediterrânea e Vegetariana
Rua das Pedras, 60 | Centro, Armação dos Búzios

Sukao Bar
Comidas Brasileira, Bar, Sul-Americana e Vegetariana.
Praça Eugenio Honold | Barrio Ossos, Armação dos Búzios

Buzin Búzios
Comida em Variedade a Quilo
Endereço: Rua Manoel Turíbio de Farias, 273 – Centro

Foto: buzinbuzios.com

Praias

Que tal conhecermos mais um pouquinho deste paraíso e dar uma checada nas mais belas e requintadas praias deste paraíso?

  • Ferradurinha
Praia da Ferradurinha. Fonte: Rodrigo Soldon.
Praia da Ferradurinha. Fonte: Rodrigo Soldon.

Uma pequena praia paradisíaca, localizada na enseada formada junto as Praias Ferradura e Ponta da Boca, Ferradurinha é um dos segredos mais belos e guardados de Búzios. Os rochedos que rodeiam esta praia e as mudanças da maré ocasionam nos mais lindos cenários que você pode encontrar nesta cidade. Esta praia escondida é de difícil acesso pois pode apenas ser encontrada por uma estradinha a partir do canto esquerdo da Praia Geribá.

  • Geribá

Um Mar oceânico azul-esverdeado, extremos calmos e centro agitado é o que caracteriza a diversidade da mais famosa praia de Búzios. Este magnífico cenário acolhe todos os tipos de turistas. Seus mares serenos convidam a família e amigos mais sossegados que buscam conforto. Enquanto o centro na praia satisfaz a necessidades que todo surfista procura numa praia.

Geribá possui aproximadamente 2km de extensão, onde pode-se encontrar variadas casas de verão, bares, restaurantes e outros comércios de infraestrutura perfeita para atender todos os tipos de clientes.

  • Ferradura

Localizada no bairro mais nobre de toda península, a Praia da Ferradura é a mais procurada e frequentada por aqueles que procuram águas mais calmas e areias brancas. Os extremos da praia se moldam em uma forma semelhante a uma Ferradura, por isso seu nome. Esta, não carece de Quiosques que proporcionam variados petiscos aos convidados. No canto esquerda da praia da Ferradura, é possível achar quiosques de qualidades, que oferecem frutos do mar e bebidas originadas da região de Búzios. Além disto, há também o Insólito Beach Louge, restaurante e bar de praia, com os mais luxuosos cardápios, de cozinha internacional.

  • Praia da Foca

Próximo a entrada do Fiorde, encontra-se o cartão Postal de Búzios. Está praia é perfeita para os aventureiros, devido a incrível dificuldade de chegar nela. Há pouca areia, muita Rocha e uma das mais belas paisagens da cidade. A praia da Foca, um local isolado, que requer cuidados e responsabilidade para lidar com a mesma. Mas a sua deslumbrante visão, compensa todo o esforço necessário para alcança-la.

  • Praia Brava
Praia Brava. Fonte: Rodrigo Soldon.
Praia Brava. Fonte: Rodrigo Soldon.

A praia mais popular entre em Búzios entre os surfistas é a Praia Brava. O mar aberto ajuda as ondas subirem no alcance mais almejados pelos aventureiros de prancha. A ação das ondas é excelente tanto para o Surfe quanto para a pesca, pois é comum vermos embarcações ao largo do litoral. Brava, apesar de ser seu nome em geral, está dividida em duas praias, onde em uma parte do litoral é possível vermos um aglomerado de turistas com seus Guarda sois impostos, quiosques, vendas e surfistas se divertindo. Já do outro lado da praia os serviços aos turistas são escassos assim como os próprios visitantes. À esquerda, há algumas mansões localizadas, juntamente com uma desabitada floresta.

A praia Brava é realmente extensa, as estradas estreitas não são trefegadas até mesmo nas altas temporadas. O campo inabitado, mostra um pequeno vislumbre macabro que convida apenas os mais corajosos. Aconselhamos aos mais engravatados que deem preferência aos meios de transportes mais seguros para ultrapassar a praia para outro local, como por exemplo, carros, taxi, bicicletas ou motos. Aconselhamos também aos que pretendem estacionar seus automóveis. A Brava, apesar de bem frequentada, é um dos melhores locais para se estacionar o carro. Mesmo assim, aconselhamos que chegue mais cedo para desfrutar mais do ambiente do que da paisagem aos olhos do carro, aguardando uma vaga ambiciosa.

Passatempo

Que tal dar uma passeada por Búzios e conhecer o que este maravilhoso município tem a nos mostrar? Caso tenha dado um tempo das praias e quer conhecer um pouquinho mais da beleza e cultura de Búzios, há vários passeios imperdíveis te esperando.

Roteiros e Praias

Faça seu roteiro com exclusividade e qualidade pelas praias e Ilhas de Búzios. Com barcos e traineiras levará você e sua família em lugares, únicos que só os Pescadores e a tripulação poderão navegar. Além é claro de conhecer a história e cultura dessa amada cidade. 15 pontos Náuticos sendo 12 praias e 3 ilhas de Búzios, são os principais itinerários desta aventura. Caso tiver preferência para um passeio mais privado entre seus amigos, você também poderá alugar Barco (Com direito a banheiro, área coberta, conforto, galeria de som, ducha e 25 pontos turísticos.), Lancha (O aluguel varia conforme o Pacote, caracterizado pelo tempo de uso.). Além de também proporcionarem reservas de Pescas, Eco turismo e Mergulho nos Corais de Búzios.

Para mais informações: https://www.navegueabordo.com

TourShop

Com capacidade de até 90 pessoas, a TourShop é a forma mais tradicional de navegar em Búzios. A bordo dessa Escuna você fará um passeio pelos lugares mais deslumbrantes, com lindas praias e ilhas magníficas do lado norte da península. Você irá conhecer 12 praias e 2 ilhas e teremos três paradas para mergulhar e relaxar.

Lugares a visitar: Praia da Armação; lha do Caboclo; Orla Bardot; Praia dos Ossos; Praia Azeda – Praia da Azedinha; Praia de João Fernandes (parada 1); Praia de João Fernandinho; Ilha Branca; Ilha Feia (parada 2); Praia da Tartaruga; Praia da Tartaruguinha (parada 3); Praia das Virgens; Praia dos Amores e Praia do Canto.

Itinerário: Encontro é na Estação de Embarque da TourShop (variando das 9:30, 12:30 e 15:30). Crianças de 0 – 5 anos não pagam.

Para mais informações: http://www.tourshop.com.br/web/index.php/tourmar/escuna ou resevas@tourshop.com.br

Babylon Búzios

Com mais de 10 anos de experiência no Mercado Náutico, esta agencia de turismo está estruturada adequadamente para suportar um carregamento de até 120 pessoas, a Babylon lhe trará ótimas lembranças deste paraíso. O barco possui Bar Central, 2 Toilets, Cobertura com Toldos, mesas, bancos e tudo o que você precisa para viajar com conforto. Os passeios têm duração de 2:30Hs (25 minutos cada parada). Onde passaram por 12 praias, 3 ilhas e paradas para nado. É bom lembrar que as escunas da Babylon possuem coletores de dejetos, evitando que os mergulhadores entrem em contato com os dejetos provenientes.

Mais Informações: contato@babylonbuzios.com.br ou https://www.babylonbuzios.com.br/contato

Telefones: +55 (22) 2623 0304 – (22) 99874 4112 – 55 (22) 772 5172
Endereço: Travessa dos Pescadores, 88, Centro Armação dos Búzios

Dica => Acomodações em Búzios