O que fazer em Teresópolis

Teresópolis. Fonte: Thiago Souza.
Teresópolis. Fonte: Thiago Souza.

Teresópolis é um município localizado no Estado do Rio de Janeiro, distante 75 km da capital do Estado. Apresenta uma população de quase 200 mil habitantes, o que a configura como uma cidade média. Também é a cidade de maior altitude do Estado e, portanto, uma das mais frias do Rio de Janeiro.

Além disso, Teresópolis tem se mostrado um bom destino para turistas de toda a região e país. Mas afinal, quais são os atrativos da cidade? Com o intuito de responder a essa questão, fizemos este artigo para você. Aqui trataremos sobre cultura, pontos turísticos, como chegar, dicas de viagem, etc. Confira!

História de Teresópolis

Teresópolis. Fonte: Jonas de Carvalho
Teresópolis. Fonte: Jonas de Carvalho

Antes da chegada dos colonizadores portugueses à região de Teresópolis, a região era ocupada por comunidades indígenas da tribo dos timbiras. Posteriormente, foi criada uma sesmaria para a região. Muitos escravos, durante o período colonial, se abrigaram no “Quilombo da Serra”, no local.

No século XIX, a família real se encantou pela região, devido, sobretudo, ao clima.  Em 1891, o município é fundado. A cidade foi crescendo e se consolidando até que em meados do século XX, a cidade se firma como centro regional. Entre as principais atividades da cidade, destaca-se o turismo.

Como chegar em Teresópolis

O caminho natural para chegar em Teresópolis é por meio da capital do Estado, Rio de janeiro, que possui aeroporto próprio. Desse modo, ao chegar à capital fluminense, você deve pegar um ônibus na rodoviária rumo à cidade de Teresópolis.

Todavia, também há a possibilidade de ir de carro. Para tal, você deve pegar a BR-040 e BR-016. Para quem deseja acessar Teresópolis por São Paulo, é necessário pegar a Via Dutra, BR-040 e, por fim, BR-116.

Também é possível acessar a cidade via Petrópolis, outro importante polo turístico do Estado do Rio de Janeiro. Dessa maneira, é necessário pegar a BR-485. Por fim, para quem deseja visitar a cidade a partir de Nova Friburgo, outra cidade da serra fluminense, é necessário pegar a RJ-130.

Sede da CBF

Granjacomary, onde a seleção brasileira treina. Fonte: Wikipedia.
Granjacomary, onde a seleção brasileira treina. Fonte: Wikipedia.

A Seleção Brasileira é a maior seleção do mundo. Conta ao todo com 5 títulos mundiais, conquistados ao longo de várias gerações e que reforçaram a supremacia do futebol brasileiro perante o mundo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é quem organiza tudo para que a seleção brasileira entre em campo e busque cada vez mais títulos para o país. A Sede da CBF, além do principal campo de treinamentos da seleção, está localizada na cidade.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Fonte: Rodrigo Soldon
Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Fonte: Rodrigo Soldon

É um dos principais passeios para quem deseja visitar a cidade de Teresópolis, visto que é a principal reserva natural da cidade. O clima no local é ainda mais ameno que na cidade, sendo possível pegar temperaturas abaixo de zero durante o inverno.

Ademais, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, fundado em 1939, é possível verificar diversos animais e plantas da fauna e flora da Mata Atlântica, muitos sob risco de extinção. Desse modo, é o passeio ideal para os amantes da natureza.

Já para os amantes do turismo de aventura, no parque também são praticadas diversas atividades de aventura e esportes radiciais, como o montanhismo.

Sobrado Histórico José Francisco Lippi

Sobrado Histórico José Francisco Lippi. Fonte: http://www.devaneiosdebiela.com.br
Sobrado Histórico José Francisco Lippi. Fonte: http://www.devaneiosdebiela.com.br

O Sobrado José Francisco Lippi está localizado na fazenda Nossa Senhora da Conceição e contribui para compreender um pouco a história da cidade de Teresópolis. Isso se deve ao fato tanto da sua construção remontar o período de crescimento da cidade, quanto pelo seu acervo interno.

Além disso, o sobrado ficou fechado. Todavia, a fim de preservar a história da cidade e do próprio casarão, além de alimentar o turismo na cidade, a Secretária de Turismo vem promovendo diversos passeios ao interior do imóvel. Ao final, ainda é possível comer diversos quitutes regionais.

Feirinha do Alto de Teresópolis

Você é daqueles que em toda viagem precisa levar para casa uma recordação da cidade, especialmente se for algo artesanal e bem regional? Então você não pode deixar de visitar a Feirinha do Alto de Teresópolis.

Esta feira consiste num evento a céu aberto onde diversos artesãos locais vão para vender e divulgar os seus produtos. Dessa forma é o local indicado para você fazer as compras de artigos regionais, além de comprar as lembrancinhas de parentes e amigos.

Igreja Matriz de Santa Teresa D’Avila

Visitar o interior e não conhecer a sua igreja significa, basicamente, que você não conheceu a cidade em sua totalidade. As igrejas foram pontos iniciais para a construção da maioria das nossas cidades. Desse modo, é ideal que você separe um tempo para conhecer a Igreja Mariz de Santa Teresa D’Avila.

Ademais, a igreja, apesar de ser relativamente recente (1920), é um marco histórico na cidade e tem a aparência de ser bem mais antiga do que realmente é. Isso se deve ao seu formato, que lembra as igrejas góticas europeias da ideia, com nave central mais elevada e a presença de arcos ogivais.

Casa de Cultura Adolpho Bloch

A Casa de Cultura Adolpho Bloch é mais uma visita obrigatória para quem ama um rolê cultural. Nesse museu estão reunidas diversas exposições de arte dos mais variados temas. Além disso, o local é abrigo da Academia Teresopolitana de Letras e para a Sociedade de Artistas de Teresópolis.

Ademais, o lugar conta com um auditório com 140 lugares, onde acontecem diversas palestras e eventos sobre cultura e arte da cidade e da serra fluminense como um todo. Por fim, a arquitetura local, com fachada em vidro que permite a integração e exterior é outro atrativo.

Cachoeiras

As principais cachoeiras da cidade de Teresópolis são a Cachoeira dos Frades, Cachoeira da Macumba, Véu da Noiva e Poço Dois Irmãos. Elas são ideias para quem curte tomar um bom banho de cachoeira, além dos amantes de trilhas e do ecoturismo.

Todavia, a maioria destas cachoeiras estão localizadas em propriedade particular. Desse modo, é necessário tanto o consentimento do proprietário quando o pagamento de uma taxa para a visitação.

Quando ir para Teresópolis

Assim como em praticamente todas as cidades serranas, o período mais indicado para se visitar o município é durante o inverno, quando a cidade oferece as temperaturas mais baixas. Desse modo, há dias de sol, mas com frio constante, além de noites bastante geladas.

Dessa maneira, você pode aproveitar o frio da cidade para fazer programações típicas do inverno e da serra. Entre as atividades, destacamos se alimentar bem, beber um bom vinho e se aquecer ao lado de uma fogueira bem quente.

Além disso, no mês de julho há diversos eventos gastronômicos, ideais para os amantes do turismo alimentar. Por outro lado, os meses de verão, especialmente de novembro a janeiro, são ideias para quem deseja visitar a fim de visitar a cidade para realizar trilhas e tomar banho de cachoeira.

Cultura

Ao contrário de outras cidades da serra fluminense, Teresópolis não recebeu imigração significativa de nenhum país europeu ou asiático a ponto de impactar a cultura de modo tão avassalador. Todavia, aspectos comuns da cultura serrana permanecem na região.

Ademais, é possível observar algumas edificações em estilo germânico, talvez influência dos poucos imigrantes que chegaram à cidade. Outra hipótese é a influência de cidades próximas como Petrópolis, que receberam imigrantes alemães de forma expressiva.

Além disso, a cidade, devido ao seu potencial turístico, explorado desde meados do século XX, especializou-se na gastronomia. Desse modo, é possível encontrar restaurantes especializados nas culinárias típicas de boa parte do mundo, como francesa, japonesa, italiana e portuguesa.

Dicas de viagem

Conforme relatamos anteriormente, a cidade de Teresópolis é a cidade com altitude mais elevada de todo o Rio de Janeiro. Desse modo, as baixas temperaturas são constantes. Mesmo no verão, elas podem aparecer. Assim sendo, é importante você estar preparado para elas, levando roupas de frio.

Outro destaque que devemos dar é sobre os atrativos que a cidade oferece, tanto no nível cultural quanto no nível de natureza e aventura. Escolha a programação que mais lhe agrada para escolher a temporada de visitação. Afinal, o importante é curtir a cidade do jeito que você mais gosta.

Ademais, cabe alertar sobre aspectos comuns para todas as viagens. Hidrate-se bastante, pois as trilhas para as cachoeiras podem ser um inimigo silencioso para o cansaço e desidratação. Lembre-se, estes fatores ficam menos evidentes por conta da baixa temperatura, mas continuam lá.

Gastronomia

Ir para a Serra e não se alimentar bem é um erro que você não deve cometer. Desse modo, indo para Teresópolis você estará no caminho certo para isso. Conforme destacamos, a cidade se sobressai nesse aspecto, apresentando restaurantes de excelente qualidade.

Além disso, a cidade apresenta diversas produtoras de cerveja artesanais, o que pode ser muito interessante para os amantes dessa bebida.

Entre os principais restaurantes presentes na cidade, podemos destacar:

  • Restaurante Sinhá, especializado em comida de fazenda e mineira;
  • Restaurante Viva Itália, especializado em comida italiana.

Conclusão

Assim sendo, Teresópolis é uma cidade imprescindível para você visitar na serra fluminense. Ademais, apresenta diversos atrativos para os mais variados gostos. Além disso, a cidade conta com boa infraestrutura para recebê-lo, aliando conforto e tranquilidade. E você, o que está esperando para visitar Teresópolis?