O que fazer em São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí. Fonte: Márcio Motta
São Bento do Sapucaí. Fonte: Márcio Motta

São Bento do Sapucaí é um pequeno município localizado no estado de São Paulo. Está inserido dentro da Serra da Mantiqueira, famosa cadeia montanhosa que se estende pelo estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mas afinal, por que você deve visitar a cidade e o que fazer em São Bento do Sapucaí?

Com o intuito de responder essa questão de forma breve e objetiva, fizemos este artigo para você. Nele trataremos sobre as principais informações pertinentes sobre a cidade e como ela pode se tornar uma excelente opção para a sua viagem de férias, final de semana ou feriado. Leia o artigo e confira!

História da cidade

São Bento do Sapucaí é uma cidade que apresenta uma ocupação antiga. Localizada na fronteira entre o estado de São Paulo e Minas Gerais, a cidade foi elevada ao status de freguesia em 1832. Em 1858, ganhou status de vila, até que em, 1876, finalmente foi reconhecido como um município.

Outra curiosidade sobre a cidade que devemos abordar é que ela abriga um dos pontos de maior altitude do estado de São Paulo. O complexo baú, formado por três montanhas de pedra: Ana Chata, Pedra do Baú e Bauzinho, que abordaremos de forma mais profunda posteriormente.

A cidade é abastecida pelo Rio Sapucaí e é conectada ao resto do estado de São Paulo e Minas gerais pelas seguintes rodovias: SP-042, SP-050, MG-173, MG-295.

Pontos turísticos

A cidade possui diversos pontos turísticos. Em geral, estes pontos são destinados ao turismo de aventura ou ecológico, com a maior parte deles inseridos na região da Serra da Mantiqueira. Todavia, a cultura interiorana secular de serra também criou outros elementos que valem a pena serem visitados.

Comentaremos os principais pontos turísticos de forma breve e falaremos sobre o que fazer em cada um deles.

Dica => Acomodações em São Bento do Sapucaí

Serra da Mantiqueira

Serra da Mantiqueira. Fonte: Wikipédia.
Serra da Mantiqueira. Fonte: Wikipédia.

A serra da Mantiqueira é uma formação montanhosa que se estende por três estados do Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de janeiro. Há várias unidades de conservação e áreas de proteção ambiental. Portanto, são elas a Serra da Mantiqueira, Parque Nacional de Itatiaia, Serra do Brigadeiro e Papagaio, e Campos do Jordão.

O nome Serra da Mantiqueira tem a sua origem no Tupi, que significa “gota de chuva”. Esse nome se deve ao fato da importância da serra como fornecedora de água potável para a região, fato que foi continuado após a ocupação dos colonizadores portugueses na região.

Dessa maneira, São Bento do Sapucaí torna-se porta de entrada para a visita desse grande patrimônio ambiental localizado no sudeste brasileiro. Entre aqueles que visitam, destacam-se os que estão em busca de aventura, realizando esportes radicais como caminhadas em altura, escaladas, rapel, entre outros.

Pedra da Ana Chata

O acesso para essa formação rochosa se inicia pelo Barro Paiol, até passar pela Pedra da Ana Chata. Logo em seguida, é possível estacionar o carro e iniciar a trilha até chegar à Pedra da Ana Chata e se direcionar ao seu topo.

A trilha não é das mais fáceis e vai exigir muito do seu espirito aventureiro. Entretanto, ao final, todo esforço é recompensado. Com uma altura de 180 metros, o topo da Pedra da Ana Chata oferece uma vista privilegiada de toda a região, inclusiva para a Pedra do Baú, a mais alta entre as três.

Pedra do Baú

Pedra do Baú. Fonte: Wikipédia.
Pedra do Baú. Fonte: Wikipédia.

A Pedra do Baú é uma das mais interessantes dos complexos, assim como uma das mais difíceis de se acessar o cume. Portanto exige do aventureiro uma grande destreza para andar em uma trilha íngreme e estreita.

Todavia, a recompensa é enorme, com uma vista que dá para p vale de São Bento e Baú, além do sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba. Assim como o topo da Pedra do Baú pode ser avistado por várias cidades da região, do alto desta pedra é possível observar todas as cidades da região.

Bauzinho

Pedra do Bauzinho. Fonte: Ana Paula Hirama.
Pedra do Bauzinho. Fonte: Ana Paula Hirama.

Essa é a pedra mais visitada entre as três listadas. Isso se deve ao fato dela não precisar de uma trilha exaustiva para ser alcançada. O que facilita a sua visitação. Além disso, é possível chegar a ela de carro. Também existe a opção de praticar um rapel de 60 metros, ideal para os amantes de esportes radicais.

Igreja Central da cidade de São Bento do Sapucaí

Não há como imaginar uma cidade do interior Brasileiro sem imaginar a vista da igreja da cidade e sua praça. São Bento do Sapucaí também possui a igreja secular para chamar de sua.

A igreja, apesar de simples, transmite toda a espiritualidade que um centro religioso exige. Inegavelmente é um ponto de parada obrigatório para quem deseja viajar para a região, seja católico ou não.

Capelinha do Mosaico

Essa pequena capela ganha o espectador pela sua singularidade e beleza. Revestida por um mosaico de cerâmica, a capela é muito diferente de uma capela convencional. O que a torna única e uma excelente alternativa para quem deseja conhecer um local diferente e artístico.

Eco parque Pesca na Montanha

Essa é uma parada obrigatório para os amantes da pescaria e que adoram relaxar realizando a atividade durante as tardes. O Eco parque Pesca na Montanha oferece todas as condições necessárias para os amantes desta prática.

Além disso, conta com um belo almoço, de peixe, primordialmente acompanhado de diversos molhos, ao gosto do cliente. Além disso, conta com outras atividades, como passeios a cavalo, práticas de arco e flecha, tirolesa, entre outras.

Cachoeira do Toldi e Cachoeira do Tobogã

Cachoeiras consistem em uma formação única na natureza. De rara beleza, este fenômeno apresenta um visual estético muito agradável, além de servir para o relaxamento, banhos e mergulhos. A saber, São Bento do Sapucaí tem acesso a dois excelentes cachoeiras: Toldi e Tobogã.

Mirante do Cruzeiro

Pico do Cruzeiro. Fonte: Marcio Motta.
Pico do Cruzeiro. Fonte: Marcio Motta.

Com entrada gratuita, esse mirante oferece uma bela vista da cidade de São Bento do Sapucaí. Além disso, conta com um belo mosaico de rosa dos ventos na plataforma onde está localizado o mirante. Portanto, oferece uma excelente vista para quem deseja contemplar a região do alto.

Dica => Mais atrações em São Bento do Sapucaí

Cultura

A cidade possui uma cultura única, que preservam hábitos e costumes dos primeiros habitantes da Serra da Mantiqueira. Esses traços estão preservados nas manifestações artísticas e religiosas, na gastronomia local e nas manifestações religiosas, que são passadas de geração em geração.

Entre os materiais, destaca-se a produção de artesanato local, feito a partir de vários materiais, como madeira, barro, fibra de bananeira, palha de milho, entre outros. Dessa forma entre as festividades, destaca-se a Congada de São Benedito e Bloco do Zé Pereira.

Bloco do Zé Pereira

Esse tradicional bloco de carnaval tem seu início datado na cidade ainda na década de 1940. Quando João Cortez resolveu levar para a pequena cidade do interior paulista. Portanto é uma tradição portuguesa que há muito já se fazia popular em regiões do Nordeste, como em Olinda: o desfile de bonecos gigantes pelas ruas.

Na época em que foi criado, os bonecos faziam homenagens às grandes personalidades e importantes senhores, geralmente proprietários de terras, da região. Dessa forma, as homenagens foram se dinamizando, até que Zé pereira, fundador da cidade, foi homenageado.

O bloco continua na ativa até os dias de hoje, agitando os carnavais na pequena cidade da Serra da Mantiqueira.

Dicas e o que fazer

Para quem visita a região para fins de turismo de aventura, o ideal é que a visitação ocorra entre os meses de maio a setembro. Período de maior estabilidade climática. Além disso, devido a altitude do local, é necessário levar roupas e equipamentos preparados para o frio e o vento que acompanha a região durante todo o ano.

Portanto as principais atividades disponíveis, destacamos os esportes radicais, como as escaladas, trilhas, voo de asa delta, entre outros. Indicamos também para quem busca a calmaria da serra em uma pequena cidade do interior paulista.

Gastronomia local

A cidade possui uma gastronomia típica do interior paulistano e mineiro, dessa maneira, apresenta um toque de comida caseira, feita com capricho pelos diversos restaurantes locais.

Entre os restaurantes, destacamos o “Lá na Roca Restaurante”, localizado à Estrada Municipal, no Bairro Serrano. Além disso, também indicamos o R.C.S Vinhos Finos, localizados à Avenida Dr. Rubião Júnior 3, no centro da cidade.

Dica => Acomodações em São Bento do Sapucaí

Conclusão

São Bento do Sapucaí é porta de entrada para diversos passeios e aventuras que a Serra da Mantiqueira oferece. Dessa forma, também oferece toda a ambiência de uma cidade pequena do interior. Ideal para quem deseja fazer uma viagem para relaxar.

Agora que você já sabe o que fazer em São Bento do Sapucaí, que tal começar a se preparar para conhecer a cidade?
Entre em contato com a gente e busque por uma pousada adequada para a sua visita à região!

Dica => Acomodações em São Bento do Sapucaí