O que fazer em Lapa, interior do Paraná

Lapa, interior do Paraná. Fonte: Carlos Ebert
Lapa, interior do Paraná. Fonte: Carlos Ebert

O município de Lapa, no interior do Paraná possui um pouco mais que 50 mil habitantes, o que a caracteriza como uma pequena cidade. Contudo, por conta da sua história e patrimônio preservado, tem se destacado no turismo do Estado do Paraná, assim como na região Sul como um todo.

De clima tranquilo e edificações históricas, a cidade tem muito a oferecer aos seus visitantes. Ao longo deste breve artigo, listamos as principais atrações, assim como informações sobre a cidade e dicas de viagem. Continue lendo e saiba tudo para ter uma viagem proveitosa para a Lapa!

História da Lapa

Lapa, no interior do Paraná, palco de revoltas republicanas. Fonte: wikimedia.
Lapa, no interior do Paraná, palco de revoltas republicanas. Fonte: wikimedia.

A ocupação do território se deu ainda ao final do século XVIII, especialmente pelos tropeiros e produtores de erva mate. Rapidamente o até então povoado viu a sua população crescer. Em 1872 a vila ganha status de cidade, sob o atual nome, Lapa.

Ademais, a cidade de Lapa se encontra a apenas 62 km da cidade de Curitiba. Portanto, é uma cidade próxima e de fácil acesso a maior porta de entrada do Estado. Por conta da história e cultura, infraestrutura e fácil acesso, se torna um destino muito interessante no Paraná.

Como chegar

O principal acesso até a cidade de Lapa se dá por via terrestre, sendo a BR-476 o caminho natural. Desse modo, você pode tanto alugar um carro em Curitiba, quanto pegar um ônibus ou van na rodoviária da capital do Paraná rumo a cidade de Lapa.

Além disso, é importante que você saiba que há pedágio no trecho e a viagem costuma durar 1h e 20 minutos em média.

Praça General Carneiro

Um episódio muito importante no município foi o cerco da Lapa. Esta batalha impediu o avanço de tropas contrárias à república de avançar sobre o interior brasileiro. Desse modo, seu nome é em homenagem ao general que liderou as tropas dos republicanos.

Centro histórico da Lapa

O centro histórico da Lapa é um ambiente extremamente preservado. Conta com 14 quadras e mais de 250 construções tombadas. Desse modo, uma boa alternativa para quem deseja visitar a cidade é caminhar de forma despretensiosa pelo seu centro e avistar as inúmeras construções seculares.

Parque do Monge

Nem só de cultura e história vive a cidade de Lapa, no interior do Paraná. Também há um belo parque para relaxar. Desse modo, o lugar cham-se Parque Estadual do Monge, ou apenas Parque do Monge.

Ademais, ele recebe este nome pois foi morada do Monge João Maria D’Agostinis há muito tempo. No parque está localizada a gruta do monge, que, segundo os locais, é local de milagres, com várias aparições da Virgem Maria.

Santuário São Benedito

Santuário de São Benedito. Fonte: Deyvid Setti.
Santuário de São Benedito. Fonte: Deyvid Setti.

O Santuário de São Benedito é uma das edificações mais interessantes de toda a cidade. Conta com grande altura e uma arquitetura eclética, que mescla elementos de vários estilos arquitetônicos. A torre é central, o que lembra as igrejas góticas da idade média, por exemplo.

Além disso, há a existência de uma cúpula, que lembra as igrejas neoclássicas. De qualquer modo, a igreja vale a pena ser visitada na região, pois se trata da mais importante e está localizada bem ao centro da cidade.

Casa da Memória ou Casa dos Cavalinhos

Casa da memória. Fonte: Wikimedia.
Casa da memória. Fonte: Wikimedia.

Esta edificação se encontra ao lado do Panteón dos heroes. Popularmente, é conhecida como “Casa dos Cavalinhos”, embora oficialmente seja a Casa da Memória. De qualquer forma, esta edificação serve como museu, cuja função é preservar a história da cidade.

Ademais, o nome da “Casa dos Cavalinhos” se deve por conta do desenho em relevo de 10 cavalos em uma de suas fachadas laterais.

Painel Monumento ao Tropeiro

Monumento aos tropeiros. Fonte: Deyvid Aleksandr Raffo Setti.
Monumento aos tropeiros. Fonte: Deyvid Aleksandr Raffo Setti.

Este painel se encontra no princal acesso da cidade e se trata de uma arte em relevo em uma placa de concreto. Nesta arte está representada um pouco do cotidiano da vida tropeira, os primeiros habitantes da região e que influenciaram a cultura e modo de vida na cidade e região.

Quando ir

Embora seja visitável o ano inteiro, o inverno costuma ser mais atrativo, uma vez que a culinária local e os chás de erva mate formam um excelente atrativo para quem almeja uma viagem tranquila e revigorante.

Além disso, os passeios se tornam mais fáceis de serem executados com a temperatura amena. No verão, o calor e as chuvas podem acabar atrapalhando os passeios pelo centro histórico da cidade.

Cultura

A cultura na cidade de Lapa é bastante influenciada pelos tropeiros, primeiros a ocuparem a região. Entre os principais eventos culturais na cidade, destacamos:

  • Dia do Tropeiro (26 de abril);
  • Festival de primavera;
  • Festa de São Benedito (26 de dezembro);
  • Aniversário da cidade (13 de junho);
  • Festival de voo livre (sábado e domingo, na semana do aniversário da cidade);
  • Festival de música (Lapa em canto);
  • Festival de Cinema (novembro).

Dicas de viagem

O município de Lapa apresenta boa infraestrutura e é de fácil acesso. Desse modo, não precisa de maiores cuidados. O frio é forte durante o inverno, assim como no restante do Paraná. Reserve um tempo também para conhecer a cidade de Curitiba, que conta com diversos atrativos.

Gastronomia

A gastronomia na região tem forte influência dos tropeiros. Desse modo, são pratos típicos da cidade o arroz tropeiro, a coxinha de farofa, virado lapeano e quirera lapeana. Além disso, o charque e a carna bovina em geral são muito utilizados.

Ademais, entre os principais restaurantes da cidade, indicamos o Restaurante Espaço Único e Casarão restaurante, ambos especializados em comida regional.

Conclusão

Sendo assim, o município de Lapa, no interior do Paraná, é um local extremamente atrativo, especialmente para os amantes de locais com muita história e cultura. Com uma população acolhedora e bem próximo da cidade de Curitiba, este destino deve ser considerado no seu roteiro.