O que fazer em Araraquara, São Paulo

Araraquara. Fonte: Pedro Antunes.
Araraquara. Fonte: Pedro Antunes.

Araraquara é um município localizado no interior do Estado de São Paulo, em uma região central. Seu nome deriva do tupi e significa “toca de arara”, devido a grande quantidade destas aves que habitam a região. Além de ter um alto índice de IDH, a cidade é conhecida como grande produtora de laranja.

Ademais, Araraquara tem se mostrado um excelente destino turístico no interior de São Paulo. Mas quais são os atrativos que fazem da cidade um bom destino? Com o intuito de apresentá-los a você, fizemos este breve artigo com dicas de pontos turísticos e dicas de viagem. Continue lendo e confira!

História de Araraquara

A história de Araraquara está ligada intrinsecamente com a ferrovia. Fonte: Pedro Antunes.
A história de Araraquara está ligada intrinsecamente com a ferrovia. Fonte: Pedro Antunes.

Antes da chegada dos colonizadores, a cidade era habitada pelos índios guaianás. A ocupação da região se dá ao final do século XVIII. A fundação, entretanto, se dá no século XIX, no ano de 1817, mais precisamente. A agricultura de culturas como cana-de-açúcar movimentava a economia.

Ademais, ao final do século XIX e início do século XX, se dá o começo da cultura do café na região. Este produto, aliado às ferrovias que atravessam a região, contribuíram para o povoamento e enriquecimento da cidade. Atualmente, Araraquara também vem ganhando destaque no turismo do interior paulista.

Como chegar em Araraquara

É possível acessar a cidade tanto por carro e ônibus, quanto por avião. Desse modo, para a primeira opção, o ponto de partida natural é a cidade de São Paulo, capital do Estado. Para tal, é necessário pegar as rodovias SP-255 e SP-310.

Além disso, vários ônibus partem diariamente, em vários horários, da capital para a cidade do interior. Outras cidades do interior de São Paulo também fazem oferta diária de viagens de ônibus até a cidade.

Ademais, para quem deseja viajar até a cidade de avião, é necessário pegar um voo com destino ao aeroporto da cidade, o Bartolomeu de Gusmão.

Museu Ferroviário

Ferrovia, elemento de importância histórica para Araraquara. Fonte: Francisco Antunes, Flickr.
Ferrovia, elemento de importância histórica para Araraquara. Fonte: Francisco Antunes, Flickr.

Esse o passeio mais indicado para quem gosta de cultura, história e tradição. A ferrovia desenvolveu um importante papel na região, levando a produção de café local para o litoral, de onde era exportado para grandes países da Europa e Estados Unidos.

Além disso, a ferrovia era um importante elemento de conexão entre a pequena cidade de Araraquara com as grandes cidades do Estado, incluindo a capital São Paulo.

Antigas locomotivas abandonadas. Fonte: Pedro Antunes, Flickr.
Antigas locomotivas abandonadas. Fonte: Pedro Antunes, Flickr.

Desse modo, como meio de fomentar, preservar e ensinar essa história para seus cidadãos, assim como seus visitantes, o Museu Ferroviário da cidade foi criado. O museu está localizado na antiga estação ferroviária da cidade. Desse modo, oferece uma imersão ao século XIX em uma atmosfera muito atraente.

Rua Voluntários da Pátria

A Rua Voluntários da Pátria é o local com as mais belas paisagens de todas a cidade de Araraquara, assim como fica próxima às principais edificações da cidade, como a Igreja Matriz.

Dessa maneira, o local é ideal para quem deseja tirar belas fotos de recordação da cidade, ou alimentar as redes sociais com fotos da viagem. A rua conta com uma excelente arborização e um belíssimo túnel verde. Por fim, há grande diversidade de restaurantes no local.

SESC

SESC Araraquara. Fonte: Twitter do SESC.
SESC Araraquara. Fonte: Twitter do SESC.

O SESC Araraquara é ideal para quem busca por eventos culturais, especialmente durante o sábado e domingo. O local oferece diversas atrações gratuitas nos dias citados, indicada para todas as faixas etárias.

Ademais, entre os eventos realizados no local, destacam-se peças infantis, exposição e concertos musicais. Para ter acesso ao cronograma dos eventos, é necessário visitar a página do Facebook do SESC Araraquara. 

Matriz São Bento

Igreja Matriz em Araraquara. Fonte: Gabriel Rosa.
Igreja Matriz em Araraquara. Fonte: Gabriel Rosa.

A Matriz São Bento é a principal igreja da cidade e está localizada à Rua Voluntários da Pátria. Por conta da sua importância, é visita obrigatória para todos que passam pela cidade, independentemente da religião de cada um.

Ademais, a Igreja se destaca no skyline da cidade, por conta da sua grande monumentalidade, além de traços que a tornam especial, como a abóboda, as grandes torres e o frontão com múltiplas formas geométricas, fugindo da formalidade tradicional encontrada em edificações religiosas.

Parque Infantil

O Parque Infantil é um excelente destino para quem visita Araraquara por dois motivos: ser uma área verde de qualidade, localizada na área central da cidade e por estar localizado em uma área histórica.

Desse modo, o local reúne aspectos recreativos e culturais, sendo ideal, portanto, para uma tarde de lazer, relaxamento e contemplação. Também vale destacar que o Parque Infantil, como o nome sugere, é ideal para levar as crianças e toda a família.

Parque do Basalto Museu de Arqueologia e Paleontologia (MAPA)

O MAPA é um atrativo completo. O prédio é histórico e é tombado pelo Patrimônio Histórico local. Além disso, há a exposição de diversos fósseis no local, além de informações sobre estes seres que habitaram a terra há milhões de anos.

As pegadas de dinossauros estão em rochas de Basalto e boa parte delas se encontram no Museu a Céu aberto, que é a porta de entrada do MAPA.

Teatro Municipal de Araraquara

Este é mais um atrativo cultura da cidade, ideal, portanto, para os amantes do Teatro. Desse modo, o Teatro Municipal de Araraquara recebe diversas peças, que variam de temática, como peças infantis, comédias, etc.

Ademais, por estar localizado na região central da cidade, o Teatro é de fácil acesso e conta com uma excelente infraestrutura.

Museu a Céu Aberto

Como o nome sugere, o Museu a Céu Aberto funciona ao ar livre. Ele está localizado à Rua Voluntários da pátria. Consiste em uma série de elementos que contém pegadas de animais pré-históricos. Estas pegadas se encontram nas pedras dos calçamentos das calçadas.

Desse modo, o passeio é ideal para as crianças, que se divertem muito procurando as pegadas dos dinos.

Quando ir para Araraquara

Araraquara pode ser visitada durante o ano inteiro. Entretanto, no verão, a visita não é muito aconselhada, tanto por questão do forte calor, como as chuvas de verão, que acabam por atrapalhar alguns passeios ao ar livre.

Por outro lado, no inverno, o tempo ameno e o céu limpo facilitam longos passeios a pé pela cidade, visitar os parques, fazer piqueniques, etc. Além disso, no inverno ocorrem as festas juninas e julinas da região, que são um atrativo a parte.

Entre as principais igrejas que promovem os festejos desta época, destacamos:

  • São Pedro (Vila Melhado);
  • São João Batista (praça Arthur Biagioni);
  • Sant’Ana (Santana);
  • Matriz de São Bento (centro);
  • Nossa Senhora das Graças (Fonte Luminosa);
  • Sagrada Família (Jardim Imperador).

Além disso, é interessante conferir a Quermesse de Santo Antônio, que ocorre na Vila Xavier.

Cultura

A cultura de Araraquara está intimamente ligada com o interior paulista. Desse modo, o sotaque, a culinária, a dança, as músicas, entre outros elementos, são bem semelhantes aos de outros lugares do interior de São Paulo. Além disso, a cidade se destaca pela grande quantidade de edificações culturais.

Ademais, conforme adiantamos anteriormente, a cidade possui um grande apelo de festas juninas e julinas. De caráter religioso e popular, estas festas movimentam e atraem muitas gentes nos meses de junho e julho. Desse modo, vale a pena conhecer um pouco desta tradição.

Dicas de viagem

Apesar da cidade oferecer atrativos durante o ano inteiro, a melhor época do ano para conhecer a região é nos meses de junho e julho. A temperatura amena, o céu limpo e a atmosfera de festejo em que a cidade se encontra durante esse período vai tornar a sua viagem mais interessante.

Por outro lado, vale a pena destacar que a cidade oferece tranquilidade e oportunidade de relaxar, reforçando o seu caráter interiorano. Todavia, a cidade oferece uma boa infraestrutura e programações que interessam desde os adultos às crianças.

Gastronomia

A gastronomia local é muito marcante. Por ser uma cidade do interior paulista, cuja agricultura e pecuária é um setor da economia muito forte, a culinária é similar a restante do Brasil. Ou seja, pratos com arroz, feijão, salada, carne bovina e suína são comuns.

Ademais, a influência de diversas outras imigrações que chegaram ao interior do Estado de São Paulo. Entre os principais restaurantes da cidade, podemos destacar:

  • Restaurante do Cidinho, cuja especialidade é a comida brasileira;
  • Restaurante Alto Uruguai, especializado em churrasco ‘gaúcho’.

Conclusão

Assim sendo, Araraquara é um destino no interior do Estado de São Paulo que vale a pena visitar. A cidade, ao mesmo tempo que apresenta um caráter interiorana, apresenta boa infraestrutura, com boa oferta de serviços de hospedagens, restaurantes e lazer.

E você, o que está esperando para conhecer Araraquara?

Dica => Acomodações em Araraquara