Nova Friburgo

Dicas de Viagem

Nova Friburgo. Fonte: @raphaelsdiaz
Nova Friburgo. Fonte: @raphaelsdiaz

Nova Friburgo é um destino único no interior do Rio de Janeiro. Está localizada em uma região serrana, com altitude que varia entre 800 metros e 1000 metros, nos pontos mais altos da cidade. Dessa maneira, é destino ideal para quem curte paisagens e o frio típico da serra.

Ademais, a cidade dispõe de excelente infraestrutura, cultura vibrante e diversos pontos turísticos a serem descobertos pelo visitante. A fim de reunir todas essas informações em um único local, fizemos este breve artigo especialmente para você. Confira!

Principais informações da cidade

Durante o final do século XIX e início do século XX, várias regiões do Brasil receberam imigrantes de várias regiões do mundo. Eles vinham da Europa, Oriente Médio ou da Ásia, sendo a maioria de países como Alemanha, Espanha, Líbano, Síria e Japão.

Todavia, influências imigratórias de menor fluxo também ocorreram. No caso de Nova  Friburgo, a imigração predominante foi Suíça, o que deu a cidade um caráter único no Brasil. Ademais, suas belezas naturais e geografia serrana indicam o destino como um dos mais charmosos do interior fluminense.

Jardim do nêgo

Jardim do nêgo. Fonte: http://www.blogviagem.com.br
Jardim do nêgo. Fonte: http://www.blogviagem.com.br

Essa dica é para aqueles que amam um rolê cultural. Todavia, por sua excelência, é indicado também para todos os públicos. O Local se trata de um ateliê, em que o artista cearense Geraldo Simplício trabalha a sua arte. Dessa maneira, desenvolve belas esculturas aproveitando as rochas da região.

Além das obras de artes, o Jardim do Nêgo se localiza em um sítio, o que confere uma atmosfera muito agradável ao local. Ademais, o local cobra uma taxa de R$ 20 reais por pessoa, valor que compensa bastante pela experiência.

Dica => Mais fotos sobre Jardim do Nêgo

Lumiar e São Pedro da Serra

Lumiar e São Pedro da Serra. Fonte: Daniel Marcus/ Site Prefeitura Nova Friburgo.
Lumiar e São Pedro da Serra. Fonte: Daniel Marcus/ Site Prefeitura Nova Friburgo.

Este local fica a 30 km de Nova Friburgo. Todavia, é passeio obrigatório para quem visita a cidade. É um lugar muito charmoso e paradisíaco. Entrocado entre as montanhas da região, o local oferece grande beleza e tranquilidade aos seus visitantes, ideal para quem busca relaxar.

O local é recomendado para todas as idades, sem restrições. Além disso, é passeio obrigatório para os amantes do ecoturismo. Lumiar e São Pedro da Serra estão distantes 5 km uma da outra, mas vale a pena visitar as duas.

A primeira se destaca pelas suas cachoeiras, poços e rios. Dessa maneira, além dos banhos, é comum a prática de esportes de aventura na Lumiar, como canoagem, rafting e bóia-cross.

Já a segunda se destaca mais pelas trilhas que apresenta, além do movimento da vida noturna, especialmente no período noturno, pois há muitos restaurantes na região.

Pedra do Cão Sentado e Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira Véu de Noiva. Fonte: mapio.net
Cachoeira Véu de Noiva. Fonte: mapio.net

A Pedra do Cão Sentado é um dos cartões postais da cidade de Nova Friburgo. Além de sua formação que lhe confere rara beleza, a trilha ao seu topo, que tem 1.100 metros de altitude, oferece uma excelente vista da região. Dessa maneira, para acessá-lo, é necessário realizar uma trilha de 1,5 km.

Outro ponto que merece destaque ao passar pela trilha é a Cachoeira Véu da Noiva, que possui 70 m de queda.

Rota Cervejeira

Passei ideal tanto para os amantes de rolês culturais, quanto para os amantes cerveja. A cidade, que oferece uma grande variedade para a degustação desta bebida, tem uma legislação que incentiva e facilita a abertura de cervejarias. Dessa maneira, a cidade se destaca pela qualidade deste produto.

Várias cervejarias se destacam, contando com diversos diferenciais para seus visitantes, como visitação e degustação guiada. Entre as cervejarias, podemos destacar: Barão Bier, Born2Brew, Ranz Bie, entre muitas outras que você avistará visitando a cidade.

Parque Estadual dos Três Picos

Este parque é o maior do Estado do Rio de janeiro. Ao todo, engloba cinco municípios: Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim, Cachoeira de Macacu e Guapimirim. É visita obrigatória para os amantes de trilha, da natureza e esporte de aventuras.

Isso porque, na região, há a famosa atração do trekking, com destino aos três picos, desafio único para os aventureiros. Há várias trilhas guiadas para diversos pontos do parque. Além disso, há espaço para acampamentos.

Colégio Anchieta

Este colégio foi construído por padres jesuítas no inicio do século XX, em 1908. De linguagem neoclássica, este local atrai os amantes das artes, cultura e arquitetura. Além disso, o local abriga uma grande variedade de plantas em seu horto florestal.

Dessa maneira, dispõe de diversas espécies raras, ideal para quem almeja conhecer e visitar locais diferentes. Todavia, o espaço é aberto para visitação somente aos sábados. A visita é guiada e oferece toda a comodidade para que você aprenda tudo sobre o local.

Queijaria Suíça

É impossível pensar na Suíça sem lembrar de seus elementos marcantes, como o relógio, o chocolate e o seu queijo. Como a cidade é uma das poucas do Brasil com imigração significativa da Suíça, é um dos poucos locais no Brasil em que você pode comer um queijo tipicamente suíço.

Dessa forma, o local ideal para apreciar este produto é a Queijaria Suíça. Produz queijos de vários tipos. A especialidade da casa é o queijo fabricado a partir do leite de cabra. Além disso, encontra-se ao lado de uma loja de chocolates, o que torna o passeio gastronômico ainda melhor.

Pico da Caledônia

Pico da Caledônia. Fonte: Wikipédia.
Pico da Caledônia. Fonte: Wikipédia.

O Pico da Caledônia trata-se de um dos pontos mais altos da Serra do Mar, formação que se encontra em Nova Friburgo e vizinhos limítrofes. Com mais de 2.000 m de altitude, o local é ideal para quem deseja uma bela vista da região dos lagos.

Todavia, para chegar ao local, é necessário enfrentar uma trilha de mais de 2 horas, que passa por meio de uma reserva. Ao final, é necessário subir uma escada com mais de 600 degraus. Ademais, apesar do esforço, vale a pena incluir este ponto no seu roteiro para Nova Friburgo.

Teleférico

O Teleférico de Nova Friburgo é um dos maiores do país. Ao todo, contém mais de 1.500 metros de extensão. Usando o teleférico, é possível chegar ao Morro da Cruz, local onde você pode observar toda a cidade de Nova Friburgo de uma vista bastante privilegiada.

Country Club

Passeio ideal para quem está em busca de paz e tranquilidade. Todavia, o espaço também abriga diversos festivais e shows. Nos dias que não há programação, o espaço é liberado para visitação. Possui belos jardins, lagos, e espaço para praticar atividades físicas, como cooper.

Country Club em Nova Friburgo. Fonte: Guilherme Sales, Flickr.

Dicas para se preparar para a viagem a Nova Friburgo

Você é daqueles que adora conhecer culturas diferentes? Então Nova Friburgo é o local certo. Prepare-se para conhecer uma cultura genuinamente Suíça e com influências da Serra, união única no Rio de Janeiro e no Brasil.

Além disso, o caráter serrano impõe que você vá para a cidade preparado para o frio. Curta a natureza da região, aproveite a comida tipica Suíça e da Serra e renove corpo e mente. Aproveite a comida, os queijos, os vinhos e premie seu paladar.

Dica => Mais atrações em Nova Friburgo

Cultura

A cidade oferece rica diversidade em sua cultura nos mais variados aspectos, como Teatro, Música, Gastronomia, Arquitetura, entre outros. Além disso, contém diversos eventos que valem a sua visitação:

  • Carnaval da Serra, considerado o melhor do interior fluminense. Conta com desfiles de escola de samba na Avenida Alberto Braune;
  • Fevest, feira de moda bastante influente na região;
  • Festa de São Pedro, uma festa junina típica da região;
  • Jogos Florais,evento que ocorre há mais de 50 anos na cidade, sendo o primeiro evento do tipo no país;
  • Festa Suíça e Festival do Chocolate, evento em comemoração ao dia 1º de agosto, data nacional da Suíça;
  • Festival de queijos e vinhos, evento que ocorre anualmente no Country Club. Geralmente no início do segundo semestre, sem data fixa;
  • Festival de inverno, realizado desde 1998 durante os meses de inverno.

Onde comer em Nova Friburgo

Como era de se esperar, Nova Friburgo dispõe de uma gastronomia bastante rica, influenciada pelos produtos da serra e culinária suíça. Vale destacar que a culinária suíça tem muitas influências da França, Itália e, principalmente, da Alemanha.

Entre os principais restaurantes, destacamos o Bräun & Bräun e Crescente Gastronomia. O primeiro é especializado em culinária suíço-germânica. Já o segundo, em comida mediterrânea, além de dispor de produtos típicos da Serra, como o vinho.

Conclusão

Sendo assim, Nova Friburgo é um destino muito interessante a ser considerado no interior fluminense. Une cultura, serra, e natureza. Tem rica gastronomia e diversas atrações para os amantes do turismo de aventura e ecoturismo, além de diversas atrações culturais. Sem dúvida, um local único para você explorar!

Dica => Acomodações em Nova Friburgo