Esteros del Iberá, Argentina

Terra de Aventura e Natureza

Esteros del Iberá. Fonte: Evelyn Proimos

Esteros del Iberá, não é apenas um parque natural, mas o maior pantanal da Argentina com mais de 15.000 km². É considerado como um dos 7 lugares mais extraordinário do país para se conhecer.  Seguramente, você não deve perder essa oportunidade.

O nome Iberá em guarani, significa “água brilhante”, e isso está relacionado a uma grande variedade de lagos que mais se parecem a espelhos. São centenas de hectares formado por uma fauna e flora inigualável.

Além disso, a Reserva Natural é um lugar sonhado pelos amantes da natureza, onde conta também com várias espécies, tais como: jacarés, cervos-do-pantanal, capivaras, etc. Portanto, este paraíso natural abriga mais de 300 espécies, muitas em risco de extinção.

Sem dúvida, este lugar é abençoado, uma vez que a mãe natureza não poupou nada aí. Vamos saber mais sobre esta maravilha argentina.

Como chegar

Esteros del Iberá. Fpnte: https://conlagentenoticias.com/
Esteros del Iberá. Fpnte: https://conlagentenoticias.com/

O Parque Nacional Esteros del Iberá, está situado no coração da Província de Corrientes, que ocupa o centro da região mesopotâmica da Argentina. Dessa maneira, para chegar a Reserva, primeiro é necessário chegar à capital da província, também chamada de Corrientes. Um voo de Buenos Aires é de 1:30 hora. Por via terrestre são 909 km onde o visitante pode ir de carro ou ônibus.

Desde Corrientes, primeiro o visitante deve ir até à cidade de Colônia Carlos Pellegrini que está a 361,6 km (5:30 horas) pela RN12 e RP40. É preciso ter-se em conta que desde Mercedes até Carlos Pellegrini, que é a porta principal, são 118 km de estrada de terra.  Ou seja, a aventura começa bem antes de chegar ao Parque.

Quando ir ao Parque

Não podemos esquecer que Esteros del Iberá é uma área de lagos e espelhos d’água, portanto, a melhor época é a menos chuvosa. Portanto, a estação menos indicada será o verão, pois, por um lado há altas temperaturas e muitos mosquitos, e por outro porque é a época que mais chove na região.

Quantos dias ficar em Esteros del Iberá?

Com toda certeza, para conhecer bem a reserva, você irá precisar de 3 dias. Nesse tempo vai precisar priorizar que passeios que fazer e o você quer curtir mais. Você poderá combinar as atividades segundo suas preferências.

O que conhecer

Esteros del Iberá é considerado por ambientalistas como um santuário, onde sua conservação não significa somente preservar a diversidade biológica como prover uma importante contribuição a economia local, através de um turismo sustentável.

A Fauna

Fauna: Fonte: Phillip Capper
Fauna: Fonte: Phillip Capper

A diversidade de espécies é impressionante nesse lugar.  Aliás, são 125 espécies de peixes, 40 de anfíbios, entre outros que habitam as lagoas de Iberá e desempenham uma função primordial no ecossistema.

Ainda, estão os repteis, catalogados em 60 espécies, entre jacarés, anacondas e outros. Assim sendo, este lugar é um refúgio e principal área para procriação. Além disso, são 344 espécies de aves e ainda uma abundante quantidade de mamíferos, como a capivara, macacos, o lobo guará, a lontra, veados. Ademais, vários animais em risco de extinção.

Certamente, você vai poder ver os centros de aves, macacos, veados, capivaras, jacarés, raposas, entre outros animais.

Flora

Flora – Esteros del Iberá. Foto de: https://www.taringa.net/
Flora – Esteros del Iberá. Foto de: https://www.taringa.net/

Inegavelmente, Esteros del Iberá é um lugar para desfrutar de toda natureza existente. Especificamente, a flora se desdobra a lagos que chegam a uma profundidade de 5 metros. Outro atrativo são as pequenas compostas de restos orgânicos.

Dessa maneira, são como pequenos pedaços de vegetação que se consolidam pela grande quantidade de raízes das plantas. Ademais, existem muitas plantas carnívoras, musgos, e em algumas palmeiras, umbus, e infinidades de plantas nativas.

Outro espetáculo imperdível, são os espelhos de água, que alcançam a 500.000 hectares. São como mantos de água.

Também há as pastagens que se estendem ao longo dos lagos e lhe dão uma forma arredondada. Assim sendo, os pastos aparecem de forma separada, em alguns casos, como pequenos morros, em meio a uma vegetação flutuante.

Além disso, a vegetação se destaca pelas cores, por exemplo, o avermelhado como o andropogon lateralis, uma espécie de palha vermelha, fininhas, entre outras plantas que transforma este lugar em um paraíso.

Que atividades você pode fazer

Esse Parque Nacional é o local ideal para viver uma grande aventura, portanto, antes de ir saiba que tudo em Iberá está relacionado com a natureza.

Trilhas dos Macacos

Um dos passeios que se recomenda é caminhar pelas trilhas para poder ver de perto os macacos Carayá, que podem ser observados nas copas das arvores, ou brincando entre elas. É uma caminha super divertida.

Passeios noturnos

Estar em Esteros del Iberá a noite é algo ímpar. Conforme escurece um cenário de mistério rodeia o parque, onde só se pode encontrar os animais noturnos e os diferentes sons que emanam dos lagos e da vegetação.

Cavalgadas

Este é um passeio bastante recomendado, que são feitos por guias locais com cavalos mansos, e em lugares seguros e tranquilos até a área de palmares, perto da lagoa Iberá.

Navegar pelo Iberá

Outra opção para desfrutar do Parque são as excursões realizadas de barcos. Assim, você pode contratar algum passeio e navegar pelo rio Corrientes, enquanto observar a capivaras, jacarés, veados. É um passeio emocionante.

Pesca na região

Apesar de ser uma área protegida, Esteros del Iberá tem setores habilitados para o esporte da pesca de dourado, surubi e salmão de rio. Além disso, para os amantes da pesca existe modalidades que poderão ser usadas.

Sendo assim, as técnicas de pesca utilizadas são através de iscas e com devoluções obrigatórias.

Festas culturais

Além de tudo, não poderia faltar a parte da cultura. Nessa região, em diferentes datas do ano, você pode aproveitar não somente para conhecer o parque, mas também para viver as tradições locais. Assim que, em maio tem a Feira de Aves e da Vida Silvestre. Em julho a famosa festa de Nossa Senhora de Itatí, a padroeira de Corrientes. Em setembro, a Festa da Biodiversidade e novembro a Festa do Povo.

Recomendações aos visitantes

Esteros del Iberá. Fonte: Oton Barros.
Esteros del Iberá. Fonte: Oton Barros.

Como esta é considerada uma área de aventura, é preciso considerar algumas dicas práticas. Ainda mais que a cidade de Colônia de Carlos Pellegrini não tem farmácia, hospital, bancos e caixas eletrônicos. Portanto, sugerimos:

  • Roupas cômodas, manga comprida, botas para as partes de lagos, abrigos para o inverno, impermeáveis para a chuva.
  • Levar caixa de primeiros socorros e remédio para alergia, dores, etc.
  • Não esqueça os repelentes, protetor solar, chapéus, bonés e óculos de sol.
  • Tenha sempre uma lanterna para sair à noite.
  • A máquina fotográfica é sua melhor companhia. Celular somente para tirar fotos.

Sobre Colônia Carlos Pellegrini

Colonia Carlos Pellegrini. Foto de: Phillip Capper.

Esta cidade é o principal ponto de apoio para quem vai visitar o parque. Conforme já dito, é um pequeno povoado de terra sem muita infraestrutura. No entanto, não espere encontrar as mesmas condições turísticas de outras cidades argentinas. Este é o lugar perfeito para desconectar das grandes cidades e suas agitações.

No entanto, você poderá contratar na cidade os guias locais, que são os que mais conhecem a região e podem te levar por lugares seguros. Além disso, os guias são atenciosos e explicam bem os caminhos. Os preços de comida e artesanatos, são razoáveis e os passeios fáceis de conseguir. Aproveite!

Portanto, a Colônia Carlos Pellegrini é a base utilizada para rápidos passeios pela reserva, como também ponto de partida para as cavalgadas, navegação e pesca.

Restaurantes

Restaurante Yacarú Porá. Foto de: Silvano G.

Sugerimos dois restaurantes Yacaru Pora e Los Carros Restaurant. No qual são pequenas cantinas, que servem deliciosas comidas caseiras e o atendimento é realizada pelos donos.

Sendo assim, se você está procurando uma boa aventura e contato com a natureza, Esteros del Iberá é o lugar ideal. Eventualmente, você irá encontrar uma capivara caminhando tranquilamente por alguma trilha. E se espantara com os jacarés nadando perto do barco.

Portanto, se você procura conhecer onde estão os animais selvagens na Argentina, avisamos, eles estão em Esteros del Iberá.