Conheça Uberlândia

O Portal do Cerrado

Uberlândia. Fonte: João Alves.
Uberlândia. Fonte: João Alves.

Minas Gerais é um dos Estados Brasileiros com maior potencial turístico. Este potencial se dá por conta da diversidade do Estado, que conta com muita história e cultura, além de inúmeras belezas naturais, cachoeiras e biomas. Entre os destinos, destacaremos aqui a cidade de Uberlândia.

Conhecida por ser uma das cidades do interior do país com maior desenvolvimento, excluindo as capitais, Uberlândia merece destaque não só por seu desenvolvimento econômico, mas por sua cultura, história e atrações turísticas. Continue lendo e saiba quais são elas!

Curiosidades sobre Uberlândia

Centro de uberlândia. Fonte: Róger Randerson.
Centro de uberlândia. Fonte: Róger Randerson.

Uberlândia está localizada a Oeste de Minas Gerais, a um pouco menos de 600 km de distância da capital do Estado, Belo Horizonte. É o município mais populoso da região do triângulo mineiro e a segunda cidade mais populosa do Estado de Minas Gerais, atrás apenas da capital do Estado.

Por ser caminho para diversas importantes capitais brasileiras, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de deter grande atividade no setor da agropecuária e serviços, o turismo vem ganhando cada vez mais destaque, colocando Uberlândia em evidência nacional.

Como chegar em Uberlândia

Uberlândia é uma cidade com excelente infraestrutura. Dessa maneira, conta com diversas opções para quem deseja se endereçar à cidade. A primeira delas é por avião, visto que a cidade possui aeroporto e o mesmo conta com viagens para várias capitais e cidades importantes da região.

Partindo de São Paulo, é necessário pegar a SP-021. Posteriormente, a SP-330 até a BR-035, em Uberaba, já bem próximo a Uberlândia. Já de Belo Horizonte, é necessário pegar a rodovia BR-262. Partindo de Brasília, é necessário pegar a BR-040 e BR-050, respectivamente.

Além disso, há a possibilidade você viajar de ônibus para Uberlândia. Contudo, por conta da distância, a viagem tende a se tornar cansativa e a duração varia entre 7 e 12 horas. Por outro lado, a viagem de avião costuma ser rápida e bastante cômoda.

Museu do Índio

Peças no Museu do Índio. Fonte: Universidade Federal de Uberlândia.
Peças no Museu do Índio. Fonte: Universidade Federal de Uberlândia.

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, assim como do interior de Minas Gerais. Desse modo, nada mais justo do que um museu para contar a história destes primeiros habitantes. Em Uberlândia, o Museu do índio é o responsável por contar esta história.

Dessa maneira, nesta edificação estão diversos elementos que contam a histórias dos povos que habitavam aquela região do cerrado. Construído em 1987, o museu conta com mais de 2.500 peças de várias tribos indígenas.

Parque do Sabiá

Parque do Sabiá. Fonte: Peças no Museu do Índio. Fonte: Universidade Federal de Uberlândia.
Parque do Sabiá. Fonte: Peças no Museu do Índio. Fonte: Universidade Federal de Uberlândia.

O Parque do Sabiá é um dos espaços mais importantes da cidade de Uberlândia. Os moradores da cidade e os turistas se encantam pelo local, que oferece 1,8 milhão de metros quadrados de área verde. Além disso, conta com centenas de espécies de plantas e de animais.

Desse modo, o Parque do Sabiá é ideal para quem deseja relaxar e contemplar a natureza. Aos finais de semana e feriados, o mesmo chega a receber 25 mil pessoas. Portanto, é ideal para quem viaja com a família, em casal ou mesmo sozinho.

Cachoeira do Sucupira

Represa do Sucupira, Uberlândia. Fonte: Cecilia Heinen.
Represa do Sucupira, Uberlândia. Fonte: Cecilia Heinen.

Esta é uma das cachoeiras mais visitadas de toda a região do triângulo mineiro. Para chegar até o local, é necessário se deslocar até o rio Uberabinha. A cachoeira conta com 15 metros e de altura e conta com águas frias.

Desse modo, o passeio é ideal para um dia de calor e para quem deseja tomar um bom banho de cachoeira. Contudo, mesmo em dias frios, o passeio se torna interessante pela paisagem que é ideal para refletir, espairecer e se aproximar da natureza.

Mercado Municipal

Guias turísticos de todo o mundo aconselham: se quer realmente conhecer a cultura e hábitos de uma cidade, vá até o seu mercado público. Em Uberaba, o maior mercado é o Mercado Municipal, localizado no centro da cidade e onde estão os principais produtos da região.

Dessa maneira, no local você encontrará produtos de toda a região do triângulo mineiro, especialmente os do setor da agropecuária, como temperos, frutas, vegetais, legumes, temperos, cachaças, entre outros. Visite o local e conheça a alma da região.

Igreja do Espírito Santo do Cerrado

Igreja do Espírito Santo do Cerrado. Fonte: http://escolaculturaepreservacao.blogspot.com/
Igreja do Espírito Santo do Cerrado. Fonte: http://escolaculturaepreservacao.blogspot.com/

Esta Igreja foi projetada por Lina Bo Bardi, arquiteta italiana radicada no Brasil. Entre as suas maiores obras, podemos destacar o Sesc Pompéia e o MASP, ambos em São Paulo. Desse modo, para os amantes de arquitetura, a visita até a Igreja é obrigatória.

Ademais, desde a sua inauguração, a igreja tornou-se um símbolo da cidade e uma grande atração turística. Atualmente é tombada pelo Patrimônio Histórico de Minas Gerais.

Museu Universitário de Arte

Museu Universitário de Arte. Fonte: Universidade Federal de Uberlândia.
Museu Universitário de Arte. Fonte: Universidade Federal de Uberlândia.

O Museu Universitário de Arte é um dos principais polos culturais da cidade de Uberlândia e de todo o triângulo mineiro. Conhecido também por sua sigla (MUnA) é visita obrigatória para os turistas que visitam a cidade, especialmente para aqueles que adoram um role cultural.

Ademais, no Museu você pode encontrar diversas exposições, fixas e temporárias. Há obras de vários artistas consagrados no local, como Di Cavalcanti, Shirley Paes Leme e muitos outros. Vale a pena inserir este museu no seu roteiro.

Avenida Rondon Pacheco

Conforme destacamos várias vezes ao longo do texto, Uberlândia tem grande destaque por conta do seu forte setor agropecuário. Desse modo, outros setores, como o de serviços de gastronomia acabam se reforçando também.

Assim sendo, a Avenida Rondon Pacheco concentra boa parte dos bons restaurantes da cidade de Uberlândia. A maioria é especializada em comida mineira, churrascos e massas. Vale a pena conferir e fazer uma visita à esta avenida pelo menos uma vez durante a sua estadia.

Teatro Municipal Oscar Niemeyer

Recheado de obras modernas, a cidade também conta com uma obra do arquiteto brasileiro mais conhecido, Oscar Niemeyer. Dessa maneira, ele foi inaugurado no ano de 2012 e recebe algumas das principais peças da cidade.

Assim sendo, além de assistir as peças, você conhecerá mais uma obra de Niemeyer no Brasil. Com design arrojado e característico, a edificação não passará despercebida pelos seus olhos.

Quando ir a Uberlândia

Os meses com melhor tempo na cidade de Uberlândia, isto é, com céu mais limpo e temperaturas boas para sair a passeio, vão de abril a setembro. Desse modo, agosto e setembro são os meses mais quentes e os mais secos da região, que já é naturalmente seca por conta do bioma do Cerrado.

Ademais, os meses de novembro, dezembro e janeiro são os mais chuvosos e frios, o que pode acabar atrapalhando alguns passeios na cidade, especialmente os que são realizados à céu aberto.

Cultura

A cidade apresenta uma genuína cultura mineira. A gastronomia, a dança, os hábitos e até o modo de falar são, invariavelmente, mineiros. Por ser uma cidade cuja principal atividade é a agropecuária, é evidente que o aspecto mais relevante de sua cultura seja a gastronomia.

Desse modo, a cultura da roça se impõe na dança e música, sendo o sertanejo um dos ritmos mais importantes da cidade, nas vestimentas, entre outros aspectos.

Dicas de viagem

Por estar localizada em uma região de cerrado, a cidade apresenta baixa umidade. Dessa forma, é importante que você mantenha a hidratação sempre em dia. Também se recomenda a utilização de outras estratégias, como batom de cacau para hidratar os lábios.

Contudo, isso vai depender da forma como cada corpo reage, assim como das condições climáticas que a cidade apresentará na época que você a visitar. Dessa maneira, tomando os cuidados corretos, você não terá a sua viagem prejudicada.

Por fim, vale destacar novamente a arquitetura local, que apresenta grandes nomes do modernismo brasileiro. Vale a pena visitar as obras, especialmente se você é um apreciado desse tipo de turismo.

Aproveite também para aproveitar as delícias culinárias do local, cujas dicas aprofundaremos a seguir.

Gastronomia

Como a cidade apresenta grande atividade no setor da agropecuária, a gastronomia da região é muito rica. A carne bovina é o elemento mais importante. Todavia, a macaxeira, a farinha de mandioca, o feijão tropeiro, e a pinga são elementos fundamentais na cozinha da cidade.

Ademais, o paladar da culinária local é muito semelhante à culinária mineira e da roça. Comidas carregadas e temperos fortes são o comum por aqui. Entre os principais restaurantes da cidade, podemos destacar:

  • Liro chefe;
  • Churrascaria Tropeiro.

Ambos especializados em comida mineira.

Conclusão

Assim sendo, Uberlândia é um surpreendente destino no interior mineiro. Com ótima infraestrutura e inserida na região do triângulo mineiro, a cidade oferece uma série de atrativos para proporcionar uma excelente viagem. E você, o que está esperando para conhecer Uberlândia?

Dica => Acomodações em Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *