Conheça Arica

A cidade no deserto chileno

Arica. Fonte: andrew campbell.
Arica. Fonte: andrew campbell.

Esta cidade costeira ao Norte do Chile é um excelente destino no país, especialmente por sua localização privilegiada, próxima a fronteira de outros dois grandes países da América do Sul: Bolívia e Peru. Além disso, Arica conta com grandes atrações turísticas, culturais e históricas.

Além disso, a viagem para Arica não tem nenhuma possibilidade de ser monótona. A cidade é uma das mais secas do continente, logo as chuvas não deverão atrapalhar seus passeios. Além disso, há montanhas, vulcões e praias em seu território. Continue lendo e saiba tudo sobre Arica!

Curiosidades sobre Arica

Arica é conhecida como a “cidade da eterna primavera”, por conta de seus lindos jardins, que se mantém em estado próximo da perfeição durante todo o ano. Além disso, a cidade se destaca por seus achados arqueológicos, que comprovam vida na região há pelo menos 10 mil anos.

Ademais, ainda no século XVI, foi fundada na região a cidade de Arica. Desse modo, a cidade apresenta grandes elementos coloniais, um dos mais antigos do chile e da América Hispânica. Com cultura diversificada e uma história milenar, a cidade de Arica é uma das mais atrativas do Chile.

Como chegar em Arica

Chegar em Arica não é um grande problema. A cidade conta com um grande Aeroporto Internacional. Desse modo, recebe voos diariamente de Santiago, assim como de países vizinhos, especialmente o Peru. Contudo, a melhor opção é fazer uma escala na capital chilena, Santiago.

Além disso, há a possibilidade de chegar à cidade por meio de diversos cruzeiros internacionais, que partem especialmente de outras regiões da América do Sul. Todavia, essa não é a alternativa mais cômoda para quem deseja conhecer a cidade de Arica, no deserto chileno.

El Morro

Vista a partir do El Morro. Fonte: Dieter Titz.
Vista a partir do El Morro. Fonte: Dieter Titz.

Para cessar o topo do El Morro, é necessário que você se desloque até o Parque Vicuña Mackenna. Ele se encontra próximo ao centro e a sua subida dura em média 15 minutos e conta com 150 metros de altura. Contudo, o esforço vale a pena, pois o topo de El Morro oferece uma linda paisagem.

Desse modo, é um excelente local de contemplação de cidade, que oferece uma visão panorâmica da cidade de Arica. Além disso, o local teve papel determinante na Guerra do Pacífico, história que é melhor contada no Museo de Armas, que se encontra no mesmo local.

Parque Nacional Lauca

Quer conhecer novos lugares e ao mesmo tempo ficar cercado por uma natureza única? Então o Parque Nacional Lauca é visita obrigatória! Dessa maneira, ele se encontra na fronteira com a Bolívia e está a mais de 4 mil metros de altitude.

Ademais, no mesmo parque está o Vulcão Parinacota, que é elemento marcante na paisagem durante todo o passeio ao Parque Lauca. Além deste, há outros vulcões menores na região. O Lago Chungará é um bom local para você apreciar a beleza da região.

Presencias Tutelares

Estas esculturas de Argila se encontram a 27 km do sul da cidade de Arica. Elas ficam localizadas no meio do deserto e foram construídas pelo artista Juan Díaz Fleming. É uma boa opção para os amantes de artes e cultura.

Geoglifos La Tropilla

Este é mais um passeio para quem gosta de cultura, história e arte. Eles se encontram bem próximos à cidade de Arica e são relíquias dos povos pré-hispânicos que habitaram a região antes da chegada dos invasores espanhóis.

Os Geófligos La Tropilla se localizam ao longo da estrada de Arica. De forma geral, eles são representados por figuras humanas e de animais e se encontram em bom estado de preservação. Ademais, sugerimos que a visitação seja feita antes ou depois da visita ao Parque Nacional Lauca.

Museo Arqueologico San Miguel de Azapa

Para quem gosta de um rolê cultural e histórico, é imprescindível a visita no Museo Arqueologico San Miguel de Azapa. Ele se encontra bem próximo a cidade de Arica e contém algumas das múmias mais importantes dos povos pré-colombianos, especialmente dos povos Chinchorros.

Ademais, o museu impressiona pela qualidade e pelo acervo, que conta com boa infraestrutura e uma boa conservação do acervo.

Las Cuevas de Anzota

Este atrativo se encontra a 12 km do centro de Arica e está ao Sul da cidade. O caminho até Las Cuevas de Anzota já é esplêndido. Contudo, tudo se torna ainda mais belo quando se chega definitivamente ao local. O local é de contemplação e transmite muita paz e conexão com a natureza.

Dessa maneira, é um local muito bom para você refletir e espairecer. No local, há placas indicando sobre a rica fauna local e sobre os antigos habitantes da região, especialmente da era pré-hispânica. Eles utilizavam as cavernas da região como abrigo.

Centro da cidade

Praia em Arica. Fonte: Zorka Ostojic Espinoza.
Praia em Arica. Fonte: Zorka Ostojic Espinoza.

O Centro da cidade dispõe de alguns dos melhores passeios de Arica. A Plaza Colón, onde se localiza a Catedral San Marcos pode ser o ponto principal pelo passeio no coração da cidade. A Igreja foi construída em estilo neogótico no ano de 1871 e foi concluída em 1875.

Além da beleza e suntuosidade da Catedral, ela se destaca por seu autor: Eiffel, o mesmo responsável pela concepção da Torre Eiffel, em Paris. Próximo a Paza Colón também está a Casa de Gobierno, também projeto de Eiffel na cidade de Arica.

Ademais, outro ponto para você visitar é a Plaza Estácion, local onde ficava a principal estação de trem da cidade. Atualmente, contém uma locomotiva em exposição. Vale a pena também visitar o antigo Customs Building, declarado patrimônio histórico e atual Casa da Cultura de Arica.

Por fim, vale a pena visitar a rua Paseo 21 de Mayo, uma das ruas mais movimentadas e populares da região, que conta com um rico comércio.

Praias de Arica

Praia em Arica. Fonte: Zorka Ostojic Espinoza.
Praia em Arica. Fonte: Zorka Ostojic Espinoza.

Este atrativo é indicado especialmente se você estiver passando um tempo na região do Bolívia e Peru, que próximas à região, não possuem praias. Desse modo, vale a pena conhecer as Praias de Arica, que dão acesso às águas geladas do Pacífico Sul.

Ademais, vale destacar que elas não se comparam em beleza com as praias do Caribe ou as praias brasileiras, embora sejam um excelente atrativo local. Entre as principais praias, destacamos Playa Brava, La Liserilla, La lisera, El Laucho e Playa Chinchorro.

Quando ir

Felizmente a cidade de Arica possui um clima privilegiado para turistas. Dessa maneira, é possível visitar a cidade durante o ano inteiro sem maiores prejuízos. As chuvas e a neve são eventos raríssimos. Logo você terá todos os dias livres para realizar os passeios ao ar livre.

Desse modo, é importante que você decida quando ir para a cidade de Arica de acordo com a sua disponibilidade. Todavia, é importante que você tome cuidado em relação ao calor e tempo seco. Mantenha-se sempre hidratado e use hidratantes para a pele.

Cultura

Antes dos conquistadores espanhóis chegarem à América do Sul e, consequentemente, ao Chile, haviam por aqui diversos povos, com cultura, edificações e religiões próprias. O Chile presenciou alguma destas civilizações e a cidade de Arica guardou grande legado nesse sentido.

Boa parte desse legado estão preservados nos museus, na cidade ou nos arredores da cidade de Arica. São instrumentos da vida cotidiano dos povos de tempos passados, esculturas, instrumentos religiosos, etc.

Se você é um fã da história dos povos pré-colombianos, Arica é um excelente destino nesse sentido.

Dicas de viagem

Flores de Arica. Fonte: Zorka Ostojic Espinoza.
Flores de Arica. Fonte: Zorka Ostojic Espinoza.

Como em todo destino em áreas secas, é necessário que você não se esqueça de manter a hidratação em dia. A região é bastante seca. Desse modo, você deve beber bastante líquido. Além disso, você deve tomar cuidado em relação a pele: protetor solar, hidratante e batom de cacau para os lábios.

Ademais, alguns dos passeios são realizados ao ar livre do seco deserto chileno. Assim sendo, é fundamental que você vá com peças de roupa que protejam o corpo inteiro, isto é, braços, pernas, pescoço. Use chapéus e óculos escuros também.

Gastronomia

Arica concentra restaurantes para todos os públicos e gostos. Dessa maneira, se você rola gastronômico, Arica não vai desapontá-lo. Há tanto a culinária típica do chile, que mescla ingredientes doces e salgados, amargos e azedos, como restaurantes italianos, japoneses, uruguaios, etc.

Dessa maneira, opção não vai faltar para você na cidade de Arica. Entre os principais restaurantes da cidade de Arica, podemos destacar:

  • Rayú Restaurante;
  • Dimango.

Ambos apresentam um excelente cardápio, com muita variedade, entre comida local, massas, assados, etc.

Conclusão

Dessa maneira, Arica é um excelente destino no Norte do Chile para você e sua família. Além de lindas belezas naturais, Arica apresenta cultura e histórica, presentes nos objetos arqueológicos encontrados no local ao longo dos anos e guardados nos Museus. Visite Arica e se encante!