Conheça a Baía dos Golfinhos em Pipa, RN

Baía dos Golfinhos. Fonte: Marcelo Medeiros.
Baía dos Golfinhos. Fonte: Marcelo Medeiros.

O litoral do Nordeste apresenta diversas praias espetaculares. Entre as opções, vale a pena conhecer a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. A região conta com diversos atrativos e a Baía dos Golfinhos se destaca. Mas por que você deve considerar a viagem até a região de Pipa?

Com o intuito de tirar todas as suas dúvidas quanto a essa questão, fizemos este breve artigo especialmente para você. Aqui abordaremos sobre os principais pontos turísticos da cidade, assim como abordaremos o que fazer na Baía dos Golfinhos, principal atração de Pipa. Continue lendo e confira!

Curiosidade sobre a Baía dos Golfinhos

Baía dos Golfinhos. Fonte: Marcelo Medeiros.
Baía dos Golfinhos. Fonte: Marcelo Medeiros.

Embora muitos se refiram à Praia de Pipa como um município, a realidade é que esta faz parte do pequeno município de Tibau do Sul, localizado ao Sul do Estado do Rio Grande do Norte. A características mais marcante da região é a união das falésias com as dunas de areia, fenômeno único.

Além disso, a região se destaca por suas belíssimas praias. A Baía dos Golfinhos recebe esse nome por ser habitat natural destes lindos animais marinhos. Dessa maneira, a região é ideal para quem deseja aproveitar um pouco da natureza e apreciar praias, falésias, dunas e o sol forte de Alagoas.

Como chegar

A cidade se encontra a apenas 80 km da capital do Rio Grande do Norte, Natal. Desse modo, a forma mais fácil de acessar a região é por meio de Natal e seu Aeroporto Internacional, que recebe voos diariamente de várias capitais brasileiras.

Em seguida, é necessário pegar um ônibus ou carro para se dirigir à região da Praia de Pipa e Baía dos Golfinhos. A viagem dura em média um pouco mais de uma hora.

Baía dos Golfinhos

Baía dos Golfinhos. Fonte: Otávio Nogueira
Baía dos Golfinhos. Fonte: Otávio Nogueira

O principal atrativo da Praia de Pipa e o tema central desse artigo, a Baía dos Golfinhos tem todas os requisitos para fazer da sua viagem um momento inesquecível. Além disso, conta com espaços naturais bem preservados, de onde é possível avistar golfinhos sem pagar nada.

Contudo, o acesso até a Baía dos Golfinhos não é simples. É necessário esperar a maré baixa para realizar a travessia. O esforço vale apena, ao final, pois é um lindo lugar, tranquilo, livre de ambulantes e ideal para quem deseja relaxar.

Piscinas Naturais da Praia do Porto

Você é daqueles que adora tomar um banho em uma piscina natural? Então a Praia do Porto é destino obrigatório na sua passagem pela região de Pipa. As águas contam com uma temperatura muito agradável, além de serem cristalinas e apresentarem uma coloração verde esmeralda muito bonita.

Mirante do Chapadão

Mirante Chapadão ao fundo. Fonte: Rafael Vianna Croffi.
Mirante Chapadão ao fundo. Fonte: Rafael Vianna Croffi.

O Mirante do Chapadão se encontra em uma formação natural que lembra uma Chapada (por isso leva esse nome). Além disso, do Mirante é possível avistar a linda Praia do Amor e ter uma bela visão do pôr do sol. Visita obrigatória para quem chega à região.

Vida Noturna

Assim como a vida noturna da capital, a noite na Praia de Pipa costuma ser muito agitada. As boates lotam de turistas e funcionam até o amanhecer. Os ritmos que animam as festas variam desde o tradicional forró pé de serra até a música eletrônica.

Quando ir

A região conta com duas estações bem definidas. Isto é, uma seca e outra chuvosa. A estação chuvosa vai de fevereiro a agosto e os meses de abril a julho são os mais chuvosos. Desse modo, evite esta época, pois as chuvas podem atrapalhar os principais passeios.

Já a estação seca vai de setembro a janeiro e é o período mais recomendado para você conhecer a região.

Cultura

A cultura na região é bem diversificada e apresenta elementos da cultura nordestina, da cultura pesqueira e mesmo da cultura sertaneja — embora seja pequena. Dessa maneira, a influência é sentida na música (forró), na gastronomia (farofa, peixada, etc.) e na dança.

Dicas de viagem

Antes de visitar a cidade de Pipa, você pode passar alguns dias em Natal, que conta com excelentes atrativos e uma agitada vida noturna. Além disso, é importante que você não descuide da hidratação, pois a região faz muito calor. Dessa forma, beba bastante líquido e alimente-se bem!

Gastronomia

Ostras. Fonte: Javier Lastras.
Ostras. Fonte: Javier Lastras.

A comida nordestina em geral se destaca pelo uso de temperos fortes. Em Pipa, não poderia ser diferente. Além disso, conta com uma grande variedade de frutos do mar, que são frescos e pescados na região. Entre os principais produtos, destaca-se o camarão, lagosta, ostras, etc.

Conclusão

Assim sendo, a Baía dos Golfinhos é um dos melhores atrativos na linda Praia de Pipa, Rio Grande do Norte. Se você é um amante das praias e da natureza, não pode deixar de visitar esse incrível local. E você, o que está esperando para marcar a sua viagem para Pipa, no Rio Grande do Norte?