Confira 7 atrações em Montevidéu

Montevidéu. Fonte: Nikolas Moya
Montevidéu. Fonte: Nikolas Moya

O Uruguai é um dos menores países da América do Sul. Contudo, isso não quer dizer que ele não apresente atrativos incríveis para você. E uma prova disso é a sua capital, Montevidéu. A cidade reúne história, cultura, gastronomia e uma agitada vida noturna.

Em meio a tantos atrativos, é importante selecionar os mais importantes para que você os priorize na hora de fazer a sua visita. Desse modo, preparamos este breve artigo com as 7 principais atrações em Montevidéu. Confira!

História de Montevidéu

O início da ocupação da região se deu no ano de 1724, reunindo índios Canárias e alguns colonos Europeus. Desse modo, eles se estabeleceram próximo ao forte construído no local, que tinha como objetivo facilitar a ocupação da região.

Ademais, 2 anos depois, a região ganha status de cidade e logo começa a se desenvolver, especialmente por estar inserida em uma região privilegiada, com vocação para uma grande região portuária. Ao longo do século XX, a cidade também ganhou vocação para o turismo e serviços.

Como chegar

Montevidéu conta com um grande aeroporto internacional. Dessa maneira, a forma mais fácil de chegar até a cidade é por avião. Há voos diretos que partem de várias cidades brasileiras, especialmente São Paulo e Porto Alegre.

1. Catedral Metropolitana

Catedral Montevidéu. Fonte: Wikipédia.
Catedral Montevidéu. Fonte: Wikipédia.

Assim como em toda a América Espanhola, o Uruguai é um país majoritariamente católico. Desse modo, as igrejas são os principais templos que você poderá encontrar. Entre elas, destaca-se a Catedral Metropolitana, que se destaca por sua arquitetura arrojada e colonial.

2. Mercado do Porto

Este mercado é um dos atrativos imperdíveis. Voltado para os turistas, oferece diversos produtos locais, desde artigos de artesanato até comidas típicas. Dessa forma, é o local ideal para comer uma boa carne uruguaia.

3. Parque Rodó

Parque Rodó. Fonte: Vince Alongi
Parque Rodó. Fonte: Vince Alongi

O Parque Rodó é mais utilizado entre locais. Está localizado no coração da cidade. Dessa forma, é o local ideal para passear, fazer piqueniques, espairecer e se aquecer tomando um mate. Além disso, há várias atividades, como caminhadas, andar de bicicleta ou mesmo de pedalinho.

4. Palácio Estevez

Este Palácio foi a antiga sede do Governo do país. Atualmente é a Museu Casa do Governo, que guarda artigos históricos uruguaios. Ademais, esta edificação conta com o estilo neoclássico e foi construída ao final do século XIX. Não é cobrada taxa de visitação ao local.

5. Rambla

Rambla. Fonte: André Ribeiro
Rambla. Fonte: André Ribeiro

Rambla é uma avenida beira-mar. Com mais de 20 km de extensão, conta com diversos equipamentos urbanos para você aproveitar. Além disso, é o melhor lugar da cidade para apreciar o pôr do sol. Também é possível observar as praias e os rio da cidade a partir de Rambla.

6. Praça Independência

Praça Independência. Fonte: John Walker
Praça Independência. Fonte: John Walker

Esta é a principal praça da cidade. Ela tem importante papel na formação do espaço urbano da capital uruguaia, uma vez que é responsável por separar a “cidade nova” da cidade colonial. Desse modo, é uma visita interessante a ser feita.

Além disso, a praça está cercada por várias construções importantes, como o Palácio Salvo. Há uma estátua na praça dedicada a José Artigas, herói nacional por ter liderado revoltas pela independência do Uruguai.

7. Palácio Salvo

Durante muitos anos, o Palácio Salvo foi a edificação mais alta da cidade. Até os dias de hoje a edificação pode ser vista em vários pontos da cidade, devido a sua magnitude. O edifício é de 1928 e tem traços ecléticos. Ao visitar a Praça Independência, dê um pulo neste atrativo também.

Quando ir

Montevidéu possui estações bem definidas. Se você gosta do calor, vá a cidade durante o verão. Se gosta do frio, vá para a cidade durante o inverno. A cidade apresenta boas opções durante as duas estações. Além disso, as chuvas são bem distribuídas durante o ano inteiro.

Cultura

A cidade de Montevidéu conta com diversas manifestações culturais, especialmente no que diz respeito a dança. Desse modo, vale a pena conferir um espetáculo de tango uruguaio em alguma casa noturna da cidade.

Além disso, a cidade conta com um vasto patrimônio arquitetônico, especialmente em seus palácios e teatros.

Dicas de viagem

Montevidéu é uma cidade tranquila. Dessa forma, vale a pena caminhar despretensiosamente pela cidade em qualquer hora do dia. Além disso, aproveite a estadia para comer o famoso churrasco uruguaio e beber um bom vinho regional.

Gastronomia

A culinária uruguaia é reconhecida em todo o mundo por sua excelência. Entre os principais atrativos destacam-se o churrasco e os doces, especialmente o doce de leite. Além disso, conta com excelentes vinhos, sendo um dos maiores e melhores produtos da América do Sul.

Ademais, entre os principais restaurantes da capital uruguaia, destacamos o Francis e La Perdiz, ambos especializados em comida regional.

Conclusão

Assim sendo, Montevidéu é uma cidade ímpar. Conta com excelentes espaços públicos e construções excelentes para visitar e apreciar. Além disso, sua agitada vida noturna e gastronomia são outros atrativos. E você, o que está esperando para conhecer a capital deste maravilhoso país?

Dica => Acomodações em Montevidéu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *