Cartagena, Espanha

10 coisas para fazer

Cartagena, Espanha. Fonte: Laurent de Walick.
Cartagena, Espanha. Fonte: Laurent de Walick.

Cartagena é uma linda cidade litorânea no sudeste de Espanha. Carregada de muita história e cultural, tanto que é conhecida como “Cartagena porto das culturas”. Assim foi fundada em 220 a.c. pelos cartagineses e chamada a princípio de Cartago Nova. Destacando que nessa cidade se encontra o porto mais antigo e importante da região espanhola.

Atualmente, esta cidade que também é base naval da Região de Múrcia, floresce com vários atrativos turísticos. Principalmente tudo que está relacionado com o período romano como, por exemplo, os palácios, teatros e diferentes obras arquitetônicas. Decerto você poderá conhecer passeando pela cidade. Então, neste artigo, nós iremos descrever 10 atrativos que são imperdíveis em Cartagena.

Quando ir

Com clima marítimo, Cartagena tem um inverno seco e com ventos fortes. Embora, a época mais quente vai de junho a setembro. Entretanto, não esqueça que julho e agosto, meses de férias, a quantidade de turistas aumenta na cidade.

Dessa forma, para poder desfrutar com maior tranquila e com um clima mais agradável consideramos que os meses de maio, junho e setembro são as melhores épocas para desvendar as maravilhas de Cartagena.

Como chegar

As opções para chegar a Cartagena são: área, ferroviária e rodoviária. Nesse caso o aeroporto mais perto da cidade é o Aeroporto Internacional da Região de Múrcia, ou Aeroporto de Corvera, que está a 29,5 km de Cartagena.

Outra opção são os trens que levam em média 4 horas para chegar, por exemplo, de Madri a Cartagena. Também há a opção de ir de ônibus ou carro. O tempo de viajem de Madri a Cartagena é de, mais ou menos, 5 horas.

O que conhecer em Cartagena

Separamos 10 atrativos turísticos para você conhecer em Cartagena que consideramos irresistíveis e que você poderá curtir cada minuto. Vamos lá!

Visitar ao museu do Teatro Romano

Teatro Romano de Cartagena. Fonte: Manuel Martín.
Teatro Romano de Cartagena. Fonte: Manuel Martín.

Como ponto obrigatório para quem visita Cartagena, o Teatro Romano. Ele é um lugar que permite conhecer alguns dos vários momentos simbólicos que viveram os antepassados de um grande Império. Este Império, sem dúvida alguma, foi um dos mais importantes da história da humanidade.

Dessa maneira, são diversas as riquezas arqueológicas regatadas nesse espaço cultural, a partir de várias escavações que ocorrem na cidade. Essas escavações hoje possibilitam ao turista conhecer o interior do Teatro, como a arquibancada que tinha a capacidade para 7.000 espectadores. Também é onde se localizada a orquestra, bem como a fachada que impressiona a qualquer um que passe por este lugar. Visitar o Teatro Romano, é uma experiência inesquecível.

Conhecer o Palácio Consistorial (Prefeitura)

Palacio Consistorial de Cartagena. Fonte: Juan Sáez.
Palacio Consistorial de Cartagena. Fonte: Juan Sáez.

Em geral, os palácios são obras inquestionáveis não só pela beleza, mas também por toda história que leva em seu interior. Com o Palácio Consistorial é a mesma coisa. A sensação é de voltar no tempo para visualizar uma época de tanto glamour e riqueza.

Com toda a certeza, é uma das obras arquitetônicas de Cartagena. Possui estilo eclético e francês, construído a partir de 1900, por Tomas Rico e Francisco de Paula, arquitetos espanhóis modernistas que deixaram nessa edificação abundantes elementos de decoração.

O Palácio Consistorial foi construído de forma triangular, portanto, com três fachadas diferentes edificadas com variados materiais como mármore, granito, ferro e zinco. Essa mistura de estilos e arte que fazem com que este lugar seja único no mundo.

Passear pela Batería Militar de Castillitos

Esse maravilhoso local histórico foi construído no período de 1933 a 1936 com o objetivo de defensa durante a Guerra Civil espanhola.

Por conseguinte, trata-se de um conjunto de edificações de estilo historicista, divididos em pórtico de entrada (uma espécie de castelo mediável). Além disso, há os tuneis, oficinas, centros de observação entre outros.

O impressionante desse lugar é a quantidade de canhões de quase 18 metros espalhados em uma fortaleza que mais parece um labirinto. Se destaca ainda por estar em um lugar estratégico e lindíssimo, de frente para baia de Cartagena. Lugar ideal para tirar fotos espetaculares.

Ir ao Museu Nacional de Arqueologia Subaquática

Seu passeio por Cartagena, não pode deixar de fora o Patrimônio Cultural Subaquático Espanhol. Se trata de um espaço de investigação, conservação e comunicação de diferentes atividades relacionadas as várias coleções arqueológicas dos fenícios até o século XIX. Por exemplo, aí você poderá ver tudo que foi coletado em 50 anos de investigações e que permitiram a um acervo inestimável sobre o carregamento do Barco Nossa Senhora das Mercedes (século XIX).

Sendo assim, no museu você poderá apreciar a mais de 2.500 anos de história da navegação, e a diferentes objetos subaquáticos, que seguramente se transformará em uma viagem marítima pela história da humanidade.

Ver o pôr do sol no Faro Navidad

Faro Navidad. Fonte: Pablo Cabezos.
Faro Navidad. Fonte: Pablo Cabezos.

Inegavelmente, é o local onde se localiza a principal vista panorâmica da baia de Cartagena. O mesmo está situado no porto, e apresenta uma infraestrutura perfeita para um passeio a tarde e para ver o entardecer em uma linda cidade portuária.

Subir ao Fuerte Navidad

Bem perto do Farol se encontra essa fortaleza, onde sua construção está relacionada ao papel que desempenhou Cartagena, desde 1668, como importante base naval espanhola. Por uma questão de segurança estratégia, o porto da cidade necessitava de um lugar onde pudessem dispor de uma artilharia para proteção do reinado.

Por isso que atualmente o Fuerte Navidad é um Bem de Interesse Cultural da cidade, um lugar precioso e com vistas fantásticas. Portanto, não se esqueça de sua maquina fotográfica.

Apreciar as praias da Cidade

Flores calblanque. Fonte: nuriadpgc.
Flores calblanque. Fonte: nuriadpgc.

A Região da Múrcia possui um extenso litoral com várias praias e falésias em estado quase virgem. No entanto, é em Cartagena que você encontrar os lugares mais fantásticos para deleitar-se ao mar, como também para tirar lindas fotos.

Nesse sentido, podemos citar a Praia de Calblanque, que foi declarada parque natural, por sua fauna e flora peculiar.

Também há a Praia de Percheles, de areia fina e águas cristalinas.  Contudo, informamos que é uma praia cheia. Se você gosta de multidão, este é o lugar ideal, do contrário só vale a pena ir para conhecê-la.

Como outra recomendação para visitar há La Manga, que são quase 20 km de areia branca e de águas transparentes. Uma paisagem de tirar o fôlego de qualquer visitante.

Fazer um cruzeiro noturno pela baia de Cartagena

Com toda a certeza, esse é um dos passeios mais lindos que você pode encontrar em Cartagena. Um tour pelo mediterrâneo a noite, vendo todas as luzes da cidade de outro ângulo, realmente é algo inesquecível.

Em geral, as excursões são de 2 horas, com jantar acompanhado de boa música. Você terá as melhores vistas, por exemplo, do centro histórico e da parte mais moderna da cidade. Essa é uma sugestão que você não pode esquecer.

Desfrutar dos monumentos de Cartagena

Este é um passeio imperdível, uma vez que descobrir os monumentos da cidade é mergulhar em sua história. Além disso é uma possibilidade de conhecer outros pontos turísticos espalhados por Cartagena.

Em seguida há o Ascensor Panorâmico, um lugar muito bonito, com vistas espetaculares, o Monumento a los Héroes de Santiago de Cuba y Cavite, trata-se de uma escultura em homenagem aos espanhóis falecidos na Guerra entre Espanha e Estados Unidos e o Submarino Isaac Peral, que foi o primeiro submarino elétrico, que é um ícone para história da cidade.  Também há a Escultura Cola de Ballena, que está situada em um lugar agradável perto da Politécnica de Cartagena, uma área de vários restaurantes e lazer.

Andar pela Calle Mayor

Assim que saindo do Museu do Teatro Romano você vai encontrar a Calle Mayor, uma rua com varias lojas, bares e restaurantes. Um ambiente muito agradável para fazer algumas compras, tomar alguma bebida ou comer.

O engraçado desse lugar, todavia, é a quantidade de edifícios modernos e lindos perto de pontos turísticos importantes como o Teatro e o Ayuntamiento (Prefeitura da cidade). A sensação é de que o moderno e o antigo podem conviver perfeitamente.

Gastronomia

Os 5 pratos típicos da culinária de Cartagena têm como base fundamental os produtos do mar e do campo. Portanto, você poderá saborear a “Olla de Cerdo Murciana”, que leva feijão, carne de porco, bacon, linguiça, batata e arroz. É uma espécie de feijoada com mais ingredientes.  Além disso, há “Conejo al Ajo Cabañil” (coelho ao alho) e o “Pulpo a la Cartagenera” (polvo cozinhado em azeite de oliva, vinagre e limão), “Exploradores de Cartageneros” (deliciosos bolinhos recheados com carne moída e empanados com açúcar de confeiteiro). Por fim, a “Tapa Marinera de Cartagena” (donut muito crocante, servido com maionese e uma anchova salgada no topo).

Para provar essas iguarias da gastronomia de Cartagena, indicamos o Bairro de San Roque, o Restaurante Magoga e Restaurante La Marquesita. No entanto, há muitos outros que se destacam por uma saborosa comida, ambiente agradável e atendimento excelente. Esperamos que possa apreciar tudo que Cartagena tem para oferecer.

Dica => Acomodações em São João