Campos do Jordão

Cidade com ares europeus pertinho de você!

Campos do Jordão. Fonte: Pedro Araujo.
Campos do Jordão. Fonte: Pedro Araujo.

Campos do Jordão é uma cidade localizada na Serra da Mantiqueira, interior do Estado de São Paulo, a cerca de três horas da capital por transporte terrestre. Com um clima quase europeu, não é à toa que ela se tornou um lugar muito procurado por turistas em busca de aconchego e por casais em lua de mel.

No artigo de hoje, vamos te contar tudo que você vai encontrar em Campos do Jordão, te dar dicas de passeio, de restaurantes e os melhores programas para você aproveitar cada segundo na cidade. Confira mais abaixo tudo que separamos!

Campos do Jordão – A Europa no Brasil

Campos de Jordão. Fonte: Fabiane Secomandi.
Campos de Jordão. Fonte: Fabiane Secomandi.

Há quem diga que Campos do Jordão é um paraíso europeu perdido na Serra da Mantiqueira. Não é para menos, afinal, o clima frio do alto da cidade unido com uma arquitetura muito charmosa, faz de lá um lugar bastante diferenciado de tudo que encontramos pelo país.

O povo hospitaleiro e preparado para a recepção dos turistas faz com que o destino se torne muito agradável e que a viagem seja incrível do começo ao fim.

Para quem vem de longe, a dica é pousar em São Paulo e seguir viagem pela estrada com um transfer ou um dos vários ônibus que se destinam à região. E cada minuto vale a pena, pois o romantismo da cidade e o friozinho serrano trazem a sensação de conforto que todo mundo espera nas férias.

Pontos Turísticos – O que fazer em Campos do Jordão?

Campos do Jordão foi fundada por europeus, o que tornou a cidade tão especial e com uma arquitetura diferente de tudo que estamos acostumados. Isso aliado ao fato dela ser voltada ao turismo, o que mantém as ruas sempre limpas e a hospedagem perfeita para quem vem de fora, torna a viagem inesquecível e excelente para casais em lua de mel e até famílias inteiras.

Iremos citar alguns dos pontos turísticos mais interessantes da cidade e que valem a sua visita. Confira:

  • Teleférico até o Morro do Elefante

Teleférico. Fonte: Rodrigo Soldon.
Teleférico. Fonte: Rodrigo Soldon.

O primeiro ponto turístico obrigatório é o teleférico, que fica na região central da cidade. Ele corta toda a zona urbana em direção ao morro do Elefante, que possui uma vista incrível de todo o centro turístico.

O passeio é pago, porém, a aventura vale muito a pena. No topo do morro, o visual é de tirar o fôlego e a maioria das pessoas volta em uma segunda oportunidade.

São 1800 metros de pura adrenalina para a chegada até o morro, que leva esse nome devido à sua curvatura que lembra uma tromba de elefante. De todos os pontos turísticos, esse é um dos mais conhecidos e recomendados de todos.

Nossa dica é que você vá ao teleférico em dias de semana ou que reserve seu ingresso com um dia de antecedência, evitando filas e demora excessiva. Procure um agente de turismo para realizar a reserva e aproveite seu passeio ao máximo!

  • Ducha de Prata

A ducha de prata foi construída especialmente para os turistas e conta com uma natureza incrível, que irá te encantar! Quedas d’águas lindas rendem excelentes fotos e o gramado ao redor dá o ar sofisticado ao local.

Por lá também há lojas que vendem o famoso chocolate artesanal local. Para os Chocólatras de plantão, a tentação será grande, pois eles são deliciosos!

Vale a pena tirar um dia todo para aproveitar a ducha de prata e se descansar de todo o estresse da cidade. A entrada é gratuita e o local costuma receber muitos turistas nos fins de semana e nas férias – o funcionamento é diário. A distância até a ducha de prata é de mais ou menos 2 quilômetros saindo do centro turístico, ou seja, é possível ir a pé, dependendo de onde você estiver hospedado.

  •  Parque borboletário

Outro ponto turístico imperdível de Campos do Jordão é o Parque Borboletário, uma reserva natural incrível que dá aos visitantes a oportunidade de conhecer as mais diversas espécies de borboletas – das mais coloridas as mais exóticas do mundo.

O passeio é guiado pelos responsáveis pelo parque e é uma experiência excelente para quem adora ficar perto da natureza.

  • Centrinho Turístico

Centro. Fonte: Deni Williams.
Centro. Fonte: Deni Williams.

Depois do passeio no teleférico, hora de conhecer o centrinho turístico da cidade. Você vai se impressionar com a arquitetura europeia dos prédios e com as ruas limpas e arborizadas. O centro conta com restaurantes de comida típica da região e docerias que vendem o melhor do chocolate fabricado em Campos.

Vale a pena também aproveitar para fazer compras de inverno, como casacos e blusas de lã. O preço lá é mais acessível e as ruas são muito charmosas – é fácil perder o dia todo em meio as compras. Aproveite para conhecer cada cantinho da cidade!

  •  Parque Tarundu

O parque Tarundu em Campos do Jordão é uma opção de roteiro para toda a família. Com uma área verde gigantesca e lazer para todos os gostos, o parque é excelente para passar o dia todo e se divertir em suas atrações diversas. Por lá, há pista de patinação no gelo, circuito de paintboll, restaurantes, lagos, pedalinhos e lanchonetes.

É um dos lugares mais procurados de Campos do Jordão e vale a pena a visita! Nossa dica é que você vá bem cedo para aproveitar o máximo de horas.

  •  Palácio Boa vista

O palácio da boa vista é a residência oficial do governador em épocas de inverno. Além da residência, ele também abriga um museu e conta com visitas guiadas em dias específicos. Nossa dica é que você reserve seu passeio um dia antes para garantir a entrada. O palácio foi construído no estilo europeu e tem uma área enorme, que vale a pena ser explorada.

Aos fins de semana, o palácio recebe muitos visitantes e os guias são altamente preparados para contar a história do lugar e no governo estadual. Para quem gosta de lugares bonitos e ainda quer, de quebra, garantir uma aula completa, o passeio é imperdível!

Passeios em Campos do Jordão

A cidade de Campos do Jordão está preparada para receber os turistas e investiu muito em infraestrutura e em opções de passeios diversos. Além dos pontos turísticos tradicionais que citamos mais acima, há também alguns roteiros que valem seu investimento e seu tempo. Se for passar mais de dois dias na cidade, a dica é escolher um deles. Todos são incríveis! Confira:

  •  Passeio de Trem pela antiga estrada de ferro

Um dos passeios mais incríveis e agradáveis da cidade é o de trem pela antiga estrada de ferro. Há vários roteiros disponíveis, como o rural e o urbano. Nossa dica para quem vai pela primeira vez à cidade é o passeio em volta do centrinho. Através dele, você conhecerá boa parte dos principais pontos turísticos da região.

O trem é um espetáculo a parte: singelo, antigo e todo reformado, ele encanta adultos e crianças. É uma verdadeira viagem no tempo!

  •  Mirante nossa senhora auxiliadora

Se você adora admirar toda a exuberância da natureza, vai se apaixonar pelo mirante nossa senhora auxiliadora. Ele fica na cidade vizinha, Santo Antônio do Pinhal, bem pertinho do centro de Campos do Jordão.

Ao chegar no mirante, o visitante fica encantado com uma vista incrível de todas as cidades ao redor, inclusive a famosa Aparecida, onde está localizado o maior santuário da América Latina.

O mirante é um dos lugares que rendem fotos dignas de um profissional! Vale a pena conhecer!

Gastronomia Local – Você vai se deliciar!

Se tem uma coisa que vale a pena citar em Campos do Jordão é sua gastronomia. Não é à toa que a cidade é procurada por casais apaixonados – há restaurantes incríveis no estilo romântico espalhados por todas as ruas. Além disso, quase todos eles servem o delicioso fondue, que já é típico da região e combina muito bem com o friozinho serrano. Separamos alguns dos restaurantes mais cobiçados da cidade e que valem sua visita. Confira:

  •  Bar e Restaurante Vemaguet 67

Estilo vintage, mesinhas de madeira, comida boa, vinhos e cerveja gelada. Tudo isso pode ser encontrado no charmoso restaurante e bar Vermaguet, que fica bem no centrinho turístico.

A comida é excelente e o atendimento é bastante especializado na recepção do turista.

  •  Matterhorn Empório

Um restaurante que é a cara de Campos do Jordão é o Matterhorn. Com uma arquitetura no estilo europeu, ele traz no seu cardápio o melhor da cozinha Suíça e os fondues mais saborosos da região. É o lugar ideal para bater um papo, conversar, beber um bom vinho e se deliciar com as comidinhas frescas.

Ele também fica no centro da cidade, de fácil acesso a pé dos principais pontos turísticos. Vale citar sua decoração rústica e sua iluminação noturna, que traz todo o clima romântico que a cidade pede.

  •  Villa Gourmet

Nossa última dica é a villa gourmet, que é um dos restaurantes mais sofisticados da cidade. A vista da cidade vale a pena o passeio e o investimento um pouco mais elevado no almoço ou no jantar. Além disso, o atendimento é de excelência e a comida é incrível.

A dica é saborear o cardápio com um bom vinho servido diretamente na taça pelos simpáticos garçons. Os vinhos ficam em uma adega totalmente climatizada preparada especialmente para acentuar os sabores. Passeio romântico, digno de um pedido de casamento!

Vida noturna em Campos do Jordão

O centro de Campos do Jordão é bastante badalado durante a noite. As luzes acesas assim que escurece dão um charme a parte para o lugar, que ganha ares de romantismo mesclado com a animação dos visitantes e dos moradores. Algumas opções são:

  • Chopperia Baden Baden

A Chopperia Baden Baden é uma opção excelente para o Hapoy Hour. Por lá, as mesinhas na calçada são disputadas, mesmo quando a noite está fria. Musica ao vivo, animação e chopp geladinho garantem um passeio incrível e a fuga do estresse da cidade grande.

  •  Balada Café de La Musique

A famosa balada está presente em Campos do Jordão durante a temporada de inverno e garante aos visitantes uma noite que não perde nada para as grandes cidades. Música eletrônica vão te fazer virar a madrugada dançando e aproveitando cada segundo da sua estadia!

  • Villa di Phoenix

Para os mais calmos e que esperam uma mesinha para sentar e cervejinha gelada, o Villa di Phoenix traz a animação necessária sem o exagero das baladas. Vale chegar mais cedo para reservar seu lugar ou fazer um esquenta antes da balada.

O local costuma contar com música ao vivo e muitas pessoas bonitas. Eclético, o bar toca de tudo um pouco e recebe bem tanto os casais em busca da fuga na rotina até os solteiros em busca de uma paquera.

Como chegar em Campos do Jordão?

Para quem vem de outros estados, a dica é pousar em São Paulo ou em Guarulhos. Dos aeroportos, pegue um translado ou um táxi até Campos do Jordão. O tempo varia entre três horas a três horas e meia na estrada.

Por isso, nossa dica é que você planeje esse trajeto com antecedência. Para os mais independentes, alugar um carro pode ser uma boa ideia, afinal, a estrada rumo à Campos é bem preservada e iluminada e o veículo pode facilitar sua vida na hora de realizar os diversos passeios que a região oferece.

Visite e se Apaixone por Campos do Jordão!

A viagem à Campos é incrível e vale a pena ser feita por famílias e, especialmente, por casais em busca de um lugar romântico. Nossa recomendação é que você escolha épocas onde o friozinho está mais ameno, como o outono ou comecinho do inverno.

Se possível, passe ao menos 4 dias na cidade, pois as opções de passeios são diversas e cada um deles tem seu charme especial.

Se você mora no Estado de São Paulo, não deixe de ir mais de uma vez à cidade. Cada visita rende um passeio diferente e Campo tem sempre surpresas agradáveis.

Dica => Acomodações em Campos do Jordão