10 Lugares para conhecer Caldas Novas, Goiás

Caldas Novas, é um dos municípios da província de Goiás. Esta cidade fica a 169,6 km da capital goiania. É a cidade das águas termais. Muitos a vistam pelos poderes curativos da água ou simplesmente para descansar.

De acordo com estudos realizados na região de Caldas Novas, as águas quentes são  resultado do lençol termal decorrente de características geológicas e topográficas, no qual as mesmas são aquecidas pelo calor que vem do interior do solo, nas partes mais profundas.

Outra explicação para as águas quentes que circulam na região é que elas se originaram de um vulcão extinto há milhares de anos, que ainda pressiona as águas com o calor. Além disso, o solo é rico em minerais como xisto e quartzito que, naturalmente, acrescentam outro valor às reservas térmicas da região.

Essas explicações servem para contextualizar a atração turística de Caldas Novas.

Por esse motivo, Caldas Novas é um dos locais mais procurados do Brasil. Este é o maior campo hidrotermal do mundo. Pessoas de diferentes países visitam a cidade atraída por suas propriedades medicinais.

É a partir daí que surgem as outras atrações para dar maior sentido a tudo o que a cidade tem a oferecer. Caldas Novas tem vários parques aquáticos e atividades diferentes relacionadas ao mundo das “águas quentes”.

Neste artigo, vamos dar-lhe 10 lugares para visitar em Caldas Novas. Nós esperamos que você goste.

1 – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Fonte: trilhaseaventuras.com.br

Com uma área de 123 km2 o Parque tem a função de conservação da fauna e flora da região. É um lugar que, aberto à visitação, promove educação e preservação ambiental.

Desta forma, este é o lugar ideal para fazer caminhadas pelo cerrado, vegetação típica do Brasil. Além disso, ao longo do caminho você encontrará belas cachoeiras.

O parque também possui um museu com espécies da região. A boa notícia é que ele está muito perto da cidade.

2 – Jardim Japonês

Jardim Japonês. Foto de: guiamelhoresdestinos.com.br

Este lugar está perto do centro da cidade em uma área de fazenda. Por um lado, é um espaço de tranquilidade para a meditação budista. Por outro lado, a natureza serve para decorar uma das casas antigas que guarda objetos do tempo da colonização.

Ressalta-se que o Jardim foi construído assimetricamente para que o visitante tenha uma visão diferente de cada espaço. Além disso, cachoeiras e vegetação estão em harmonia para gerar paz aos que passam por ali.

O visitante pode percorrer as pontes em estilo japonês e conhecer um pouco da história da região.

 3 – Lagoa Quente de Pirapitinga

Lagoa Quente de Pirapitinga. Foto de: guiadeviagem.net

A lagoa é conhecida como o reservatório de água mais quente do Brasil. Está localizado dentro do complexo turístico de Lagoa Quente. Da mesma forma, eles fazem parte do Parque Aquático da Lagoa Pirapitinga, que é um espaço com muitas fontes naturais de águas termais. Por exemplo, o Poço do Ovo, tem esse apelido porque as pessoas cozinham ovos lá. Além disso, a temperatura do poço alcança até 57 graus.

Ademais, esta é uma área com uma excelente infra-estrutura, com restaurantes, saunas e atividades turísticas diferentes para fazer. Aliás, é um excelente lugar para ir com a família.

4 – diRoma Acqua Park

diRoma Acqua Park. Foto de: caldasnovasdiversao.com.br

Este é um dos maiores parques aquáticos de Caldas Novas. Por exemplo, é um lugar com muitas atrações, onde os visitantes podem desfrutar de jogos com muita adrenalina.

Portanto, os brinquedos são catalogados de acordo com a idade, tamanho, grau de risco e de acordo com o gosto de cada um.

Além disso, é um parque para ir com a família e amigos, onde você pode ir por pura diversão. Por ejemplo, aventurar-se nos tobogãs gigantes, ou na piscina de ondas, entre outros.

Ou simplesmente para desfrutar da area de descanso, com piscinas de água quente, onde você pode relaxar. Igualmente, há um spa com piscinas de relaxamento e massagens.

No Acqua Park, há o famoso bar, onde o turista pode ao mesmo tempo aproveitar a água, tomar um drinque, comer uns petiscos e conversar com os amigos.

Decerto que a infra-estrutura é excelente, com 2 grandes restaurantes com uma comida muito variada. Da mesma forma, para aqueles que sempre gostam de trazer lembranças para a família e os amigos, há também uma loja com lindas lembranças, roupas, óculos escuros, entre outros.

5- Cachaçaria Vale das Águas Quentes

Cachaçaria Vale das Águas. Foto de: Quentes diaonline.r7.com

Para os estrangeiros que visitam o Brasil, ou até o próprio brasileiro, a lendária “cachaça” não pode faltar. Certamente, devemos conhecer essa atração turística e provar a cachaça feita para o centenário do 14Bis, o avião de Santos Dumont premiado em um concurso na Itália.

Da mesma forma, o visitante também poderá saborear licores exóticos, doces caseiros e creme de sorvete com rapadura e melado. É um ótimo lugar para conhecer e trazer mais lembranças.

6- Lagoa Termas Parque

Lagoa Termas Parque. Foto de: destinodafelicidade.com.br

Outro parque para visitar é o Lagoa Termas Parque, que oferece várias atrações de aventura no meio da mata. Por exemplo, o toboágua Hot Half, o Anaconda (um jogo em forma de serpente, com curvas sinuosas), o ciclone Aguarampa, entre outros jogos que exigem muita coragem para experimentá-los. Tudo é pura adrenalina!

Há o monumento aos Bandeirantes, especialmente a Bartolomeu Bueno que, em 1722, descobriu as nascentes termais de Calda Novas.

Com efeito, este local também está estruturado para que os visitantes possam passar um bom dia, com atividades, local para comer, banheiros e lojas de presentes.

7- Feira do Luar

Feira do Luar. Foto de: destinodafelicidade.com.br

É um dos pontos turísticos no centro da cidade, em que os visitantes vão ver o artesanato da região, para comer e se divertir no parque infantil. De fato, é um lugar para toda a família.

Para quem mora em Caldas Novas, esse é o “ponto turístico” já que você não pode ir a essa cidade, sem passar pelo menos uma tarde ou uma noite por lá.

Esta feira é um espaço totalmente coberto, o que permite maior conforto. Além disso, tem wi-fi, banheiros e as melhores lojas que vendem tudo, camisas, cerâmicas, etc.

8 – Monumento das Águas

Monumento das Águas. Foto de: jornalismopeculiar.blogspot.com

Este é o cartão postal de Caldas Novas. Neste local todos os turistas tiram suas fotos para mostrar que realmente estavam na terra das águas quentes.

Além de ser muito simpático, o monumento é uma referência de como o turismo é uma das mais importantes fontes econômicas da cidade. Observa-se que Caldas Novas, não só tem uma natureza privilegiada, como cuida para que suas belezas naturais sejam atrações sustentáveis para turista.

É por esta razão que o monumento está aberto todo o tempo para visitação, com suas cachoeiras e jardins, onde a escultura central passa a imagem de uma cidade de paz, onde a água é um presente maior.

 9 – Santuário Nossa Senhora de Salete

Santuário Nossa Senhora de Salete. Foto de: qualviagem.com.br

Há algum tempo atrás Caldas Novas, também se tornou um lugar onde muitos vêm para conhecer a Virgem dos Salete. Assim, as pessoas visitam o santuário para contar seus milagres e agradecer-lhes. Localizado acima de uma montanha, o Santuário se destaca por sua beleza. Encontra-se em uma área muito tranquila, no meio da mata. Mesmo se você não for um religioso, este é um lindo lugar para se visitar.

10 – O Casarão dos Gonzaga

Casarão dos Gonzaga. Foto de: mapio.net

Esta atração se traduz em um ponto histórico. Já que foi uma das primeiras casas da cidade. O primeiro morador foi Orcalino Santos, e em seguida se tornou a casa da família Gonzaga.

Hoje em dia, a casa é como uma espécie de museu que guarda objetos antigos, posto que é também um centro de apoio para os artesãos da cidade. Da mesma forma, lá você poderá adquirir presentes e diferentes decorações.

Onde comer em Caldas Novas

Empadão Goiano da Tânia. Foto de: picluck.net

Com efeito, lugares para comer é o que não falta em Caldas Novas. Como já foi dito, os parques possuem restaurantes e bares. Também há a feira. Mas certamente você não poderá deixar de conhecer aqui o famoso Empadão Goiano Da Tânia. Um excelente lugar para comer essa comidinha típica de Goiás. Há, ainda, o Restaurante e Jantinha Vovó Mari, ideal para os que buscam onde comer de madrugada. Por fim, o Restaurante Dona Maria, considerado o o que possui melhor custo/beneficio uma vez que serve comida deliciosa e barata. Na verdade, os três restaurantes apresentados podem não ser os melhores, mas estão entre os mais populares.

E, enfim, para completar o passeio e provar uma deliciosa sobremesa, você deve ir à Sorveteria Beijo Frio, altamente recomendado pelos turistas que visitam Caldas Novas.

Hotéis e Pousadas

Abaixo segue algumas ofertas para você se hospedar. Ou encontre mais ofertas clicando nesse link.



Booking.com

Posts Relacionados