Bombinhas

Uma península encantadora em Santa Catarina

Bombinhas, SC. Fonte: Leonardo Shinagawa.
Bombinhas, SC. Fonte: Leonardo Shinagawa.

Bombinhas é uma península que tem charme em seu DNA. Se o seu sonho é conhecer uma praia de natureza e mar impecáveis, unidos ao carisma de cidade pequena, esse é o lugar certo para isso.

Mas não se engane pelo seu tamanho. Bombinhas é um espetáculo que vai derreter o coração dos apaixonados pelo oceano e pela vida praiana. São 39 praias lindas e de águas limpas o ano todo – mesmo em meses mais movimentados.

No texto de hoje, você vai conhecer os principais pontos turísticos de Bombinhas, ter algumas dicas de passeios imperdíveis e descobrir tudo o que pode aproveitar por lá, desde a gastronomia local até a vida noturna da região. Confira o que separamos!

Bombinhas merece sua visita!

O litoral de Santa Catarina é espetacular e quem conhece sabe disso. Bombinhas é um bom exemplo de como o Estado reúne belas praias, clima ameno em várias estações e opções de lazer para todos os gostos.

Localizada a 70 quilômetros de Florianópolis, a cidade é uma península, ou seja, é cercada de água dos dois lados, o que a torna uma surpresa de praias maravilhosas a cada canto explorado.

Se apaixonar por Bombinhas não é difícil, já que por lá beleza natural não falta. São 39 praias de águas limpas e areias brancas, mirantes, trilhas e até cachoeiras em meio à Mata Atlântica, que serve como uma moldura verde para toda a cidade.

É por esse conjunto espetacular que Bombinhas recebe inúmeros turistas de outros países o ano todo. É difícil resistir ao charme tão natural que ela tem e garantimos que é raro encontrar algo assim em qualquer outro país.

Iremos falar um pouco sobre os principais pontos turísticos e também dar dicas de passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Praias – Paraísos emoldurados pela mata atlântica!

Vamos começar esse texto falando delas: as praias! Obvio, afinal, elas são as estrelas de Bombinhas e merecem todo o destaque! Limpas, bem estruturadas e cercadas pelo verde da mata, todas a extensão de areia da cidade vale a pena ser conhecida.

Mas sabemos que nem sempre o tempo permite explorar cada cantinho de um destino, por isso, separamos as cinco praias mais conhecidas de Bombinhas. Confira!

1 – Bombinhas

Bombinhas. Fonte: Leonardo Shinagawa.
Bombinhas. Fonte: Leonardo Shinagawa.

A principal praia da cidade é a de Bombinhas, que leva o seu nome por ser a mais localizada ao centro. Com um quilômetro de extensão e águas de cor azul claro, ela tem uma infraestrutura completa, com pousadas, bares, hotéis e até lojas ao seu redor.

Ela é bem conhecida e, por isso, bastante frequentada. Por isso, é válido que você saiba que lá vai ter muita gente!

2- Bombas

Bomba. Fonte: Renato Alves da Costa.
Bomba. Fonte: Renato Alves da Costa.

Muitas pessoas confundem, mas a praia de bombas não é a mesma que a praia de bombinhas. Ela é um pouco maior, com dois quilômetros de extensão e um pouco mais areia que a anterior.

Seu mar é azul clarinho, quase transparente e as águas limpas fazem a alegria dos turistas e frequentadores. Por lá também tem uma boa infraestrutura, com restaurante e pousadas, além de algumas opções de esportes aquáticos. Apesar de mais agitada, ela também recebe muitos turistas e tem até dias que o som ao vivo toma conta da praia.

3- Zimbros

Zimbros. Fonte: Mariana Heinz.
Zimbros. Fonte: Mariana Heinz.

Para quem quer um pouco mais de sossego, a praia de Zimbros é uma excelente opção. Águas calmas, azuis e uma extensão de areia grande, ela é mais frequentada por famílias com crianças e por pessoas que praticam esportes aquáticos ou ancoram seus barcos na região.

Embora grande e com boa infraestrutura, ela não tem muitos barzinhos ao redor e o agito é menor por lá, o que a torna especial para família e para quem quer um ambiente mais tranquilo. Olhar o mar, relaxar e aproveitar: é tudo que Zimbros melhor oferece!

4 – Canto Grande

A maior praia da cidade é Canto Grande, que te mais de quilômetro de mar calminho na beira e mais de três de mar agitado e perfeito para o surfe. Essa característica faz com que Canto Grande seja frequentada tanto por famílias com crianças como por sufistas em busca de ondas incríveis!

Ao seu redor, há bares, restaurantes e comida boa, o que torna a praia perfeita para um dia inteiro de descanso e apreciação da natureza.

5- Praia da Conceição

Nossa última dica é a praia da Conceição, que é uma das mais frequentadas por famílias com crianças. Isso porque ela tem alguns atrativos bacanas, como trampolim e esportes aquáticos.

Além disso, é na Praia da Conceição que está a famosa piscina natural da cidade, que é um espetáculo a parte para os visitantes. Comida boa ao redor e infraestrutura excelente são pontos positivos dessa praia, que é tão bonita quanto as demais – vale lembrar que o agito não é tão grande por lá, por isso, ela é mais indicada para quem quer sossego e apreciar a natureza.

Além dessas praias, há outras na cidade, como a de Mariscal e Atalaia. Todas elas são lindas e merecem sua visita. Não importa onde você se hospedar, temos certeza que Bombinhas será uma agradável surpresa em todos os sentidos!

Passeios que não podem faltar no seu roteiro

Além das belíssimas praias, há mais para aproveitar em Bombinhas. Claro que aconselhamos que você vá a pelo menos as que citamos mais acima, porém, como elas são próximas, pode ser que sobre um tempo extra na sua estadia.

E é aí que os passeios são boas pedidas para conhecer Bombinhas um pouco mais a fundo. Separamos os mais legais e procurados, confira:

  • Mergulho guiado por instrutores

Ir à Bombinhas e não mergulhar é um problemão. Isso porque a cidade é considerada a capital do mergulho explorador, já que tem um dos melhores cenários para esse tipo de passeio.

No centro da cidade, há várias empresas que realizam o mergulho e nós indicamos que você vá a algumas para ver qual você mais gosta. No geral, há uma aula em piscina um dia antes do mergulho, que ocorre geralmente na ilha do arvoredo, um lugar imperdível.

A ilha tem águas cristalinas e fica a uma hora e meia de distância do continente – será necessário ir de barco. A visibilidade no mergulho lá chega a 20 metros e, acreditem, é maravilhosa! Peixes, tartarugas, animais diversos e muita natureza é o que te espera lá!

Não deixe de fazer o treinamento e garanta a segurança contratando uma empresa especializada no assunto.

  • Passeio pela Trilha ao morro do macaco

Com certeza essa é um passeio que você deve fazer se quiser se impressionar com a beleza de Bombinhas. A subida é um pouco íngreme e vai exigir água fresca e muita disposição – e o esforço é recompensado pelo visual impressionante na chegada.

O morro do macaco oferece uma visão completa de Bombinhas e você verá exatamente a península que ela é e todas as suas principais praias. É de tirar o fôlego!

Lembre-se de que é preciso ir com guias e geralmente em turmas. Isso é importante para que ninguém se machuque ou mesmo fique perdido em meio a mata. Lá do alto, o mirante é seguro e aconselhamos que você fique dentro dos limites estipulados. Tire muitas fotos, pois esse dia vai ficar marcado na sua memória!

  • Passeio de “banana” pelo mar

Por fim, um passeio mais light e bem mais econômico do que o mergulho é o de “banana”, uma espécie de bote inflável que leva os turistas até o meio do mar e os deixa em um local para que eles tomem banho, se divirtam e voltem. Mas saiba que esse passeio tem como característica a velocidade mais elevada e o mergulho forçado na chegada. Avise o motorista se quiser pular antes!

Esses são alguns passeios básicos que Bombinhas oferece, mas há muitos outros, como as trilhas dentro da mata e algumas cachoeiras escondidas. Para quem vai uma primeira vez, esses passeios são um bom começo para conhecer um pouco mais da cidade e se divertir.

Também sugerimos que você conheça o centrinho da cidade, que é bem agitado e tem lojas diversas de artesanato local e de roupas, além de restaurantes e bares.

Gastronomia em Bombinhas – Comida boa típica de praia!

Quem já foi à Bombinhas sabe que um dos pratos mais típicos da região é a caldeirada de frutos do mar. É para comer rezando e agradecendo por ter acesso às delícias fresquinhas, do mar direto para seu prato.

E não vão faltar lugares para comer por lá. Se você não gosta de frutos do mar, tudo bem, há opções para todos os gostos – até comida japonesa. Separamos os restaurantes mais conhecidos da região, porém, vale experimentar de tudo um pouco: a maioria é muito bem apresentado, com atendimento excelente e comida saborosa! Confira as nossas sugestões:

  • Berro d’água Restaurante

    Restaurante Berro d'água. Fonte: Página do Restaurante no Facebook.
    Restaurante Berro d’água. Fonte: Página do Restaurante no Facebook.

Esse restaurante é parada obrigatória para quem vai à Bombinhas. O berro D’água fica na praia do Zimbros, literalmente na areia. Quem for almoçar por lá tem a opção de comer de frente para o mar ou na parte interna, como preferirem.

E não é só o barulho do mar e a localização que agradam. A comida é excelente e os frutos do mar são tão fresquinhos que é difícil parar de comer. Não deixe de conhecer!

  • Cantina Lopes

Uma opção bem no centrinho da cidade para quem quer aproveitar e ver o movimento, seja durante a noite ou mesmo em um almoço fora da praia. O lugar é bem aconchegante e conta com uma varandinha que dá para a rua.

Além disso, o atendimento é bem bacana e o restaurante está pronto para receber os turistas de braços abertos. Preços justos para os pratos mais sofisticados e opções mais em conta para aquele almoço mais rápido. Um lugar que vale a pena visitar!

  • Casa da Lagosta

Mesmo que o nome indique que por lá só tem lagosta, os pratos são bem variados e muito bem servidos. A casa da lagosta fica na praia de Bombinhas e é aconchegante, limpinho e a comida é excelente.

O atendimento, como quase em todos os pontos da cidade, é espetacular e voltado para receber bem os turistas. Tudo feito com muito carinho e um ambiente rústico fazem da Casa da Lagosta uma opção ótima!

Vida Noturna em Bombinhas – Como se divertir lá?

Se você vai à Bombinhas no alto do verão, com certeza não encontrará nenhuma dificuldade para se divertir e conhecer pessoas novas. O centinho da cidade fica “bombando” de pessoas bonitas, interessantes e apaixonadas pelo calor.

Separamos alguns lugares que valem a pena serem visitados – mesmo em épocas de baixa temporada.

  • Abstrato Pub Bistrô

Bem no centro da cidade, temos o Abstrato como uma opção muito legal para curtir música ao vivo, comer um prato saboroso e tomar bons drinks preparados pelos barmans da casa. Nossa dica é que você chegue cedo em dias muitos agitados, pois pode haver fila de espera e até faltar mesas.

  • Villa Brazzile Cervejaria

Uma cervejaria na praia mais famosa de Bombinhas, a praia de Bombas, reúne um conceito bem único, sofisticado e muita agitação para as suas noites na cidade.

Lotado na alta temporada, o bar reúne surfistas, um pessoal animado e música que rola a madrugada toda.

Além desses dois lugares que citamos, Bombinhas tem uma vida agitada nos barzinhos do centro da cidade e também nas praias, onde pode rolar luau ou até DJ’s em dias específicos. Na alta temporada, será fácil encontrar o que fazer por lá!

Bombinhas é um paraíso apaixonante!

Temos certeza de que essa cidade vai fazer você querer voltar muitas vezes. Embora menor do que as gigantes vizinhas, Bombinhas é um lugar excelente para passar aquelas férias em meio à natureza, ao mar exuberante e, de bônus, com toda a agitação que o verão merece.

Mergulhos, trilhas, praias belas e comida boa é só um pouco de tudo que te espera em Bombinhas. Temos certeza absoluta que você ficará apaixonado por lá – esse é o efeito que o litoral de Santa Catarina causa na maioria das pessoas!