Águas Calientes, portal de entrada de Machu Picchu

Aguas Calientes. Fonte: Helder Ribeiro.
Aguas Calientes. Fonte: Helder Ribeiro.

Machu Picchu é um destino inacreditável no Peru. Todavia, muitos não reconhecem os atrativos da principal porta de entrada da cidade perdida dos incas, Águas Calientes. Além de atrativos culturais, a região oferece diversos atrativos naturais, como as fontes termais.

Dessa maneira, com o intuito de inteirar você sobre os principais atrativos da cidade, fizemos este breve artigo. Aqui listaremos as principais atividades que você pode realizar em Aguas Calientes, enriquecendo ainda mais a sua viagem ao Peru. Continue lendo e saiba tudo sobre a cidade!

Curiosidades sobre Aguas Calientes

Aguas Calientes está inserida no mesmo distrito de Cusco (Urubamba), Peru. Desse modo, é a cidade de ligação entre Cusco, cidade que contém o aeroporto mais importante da região e o sítio arqueológico de Machu Picchu, que devido à sua importância histórica, não pode abrigar turistas.

Ademais, a cidade oferece infraestrutura adequada para receber turistas de todas as regiões do planeta. Contudo, não deve ser vista apenas como uma cidade âncora. Aguas Calientes também oferece muitos atrativos inesquecíveis para quem a visita, especialmente suas águas termais.

Como chegar em Águas Calientes

É possível chegar em Aguas Calientes por trem. Fonte: Jimmy Harris.
É possível chegar em Aguas Calientes por trem. Fonte: Jimmy Harris.

A melhor forma de chegar em Aguas Calientes é partindo da cidade de Cusco, cuja melhor opção são os ônibus. Todavia, você pode ir para Aguas Calientes de trem, partindo de outras cidades, como Ollantaytambo e Urubamba.

Museo de Sitio Manuel Chávez Ballón

Esta atração é imprescindível para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a civilização inca, uma das mais importantes civilizações da América pré-colombiana. Dessa maneira, conta com inúmeras peças e elementos que contam a história da grande civilização inca.

Los Jardines de Mandor

Pouco conhecido pelos turistas, este atrativo, inserido no meio da mata peruana, conta com um excelente espaço para relaxar e espairecer. Desse modo, é possível avistar uma série de animais da região, além de observar a belíssima flora local.

Mercado de artesanatos

Mercado de Artesanatos. Fonte:  ShashiBellamkonda, Flickr.
Mercado de Artesanatos. Fonte: ShashiBellamkonda, Flickr.

Não tem nada pior do que conhecer um novo lugar e não trazer nenhum produto característico da região de recordação, não é mesmo? Dessa maneira, não deixe de visitar o mercado de artesanatos da cidade, que conta com diversos produtos típicos da região.

Plaza Manco Capac e arredores

Estátua de Pachacuti em Plaza Manco Capac. Fonte: Tomas Sobek.
Estátua de Pachacuti em Plaza Manco Capac. Fonte: Tomas Sobek.

Segundo vários historiadores, Maco Capac foi o primeiro governante da cidade de Cusco e fundador do Império Inca. Desse modo, a Plaza Manco Capac faz uma homenagem a este governante.

Além disso, a Praça, apesar de simples, conta com um importante cartão postal: uma placa de boas-vindas à região de Machu Picchu. Dessa maneira, é um bom lugar para tirar fotos de recordação.

Banhos termais

Banhos termais. Fonte: randomised.org, Flickr.
Banhos termais. Fonte: randomised.org, Flickr.

Os banhos termais são os principais atrativos dessa pequena cidade peruano. Dessa maneira, de tão importante, acabou dando origem ao nome da cidade. Estas piscinas naturais são ideais para tomar um banho e relaxar.

Além de, segundo os moradores locais, conter propriedades medicinais. Portanto, relaxar em uma piscina termal é atração obrigatória para você.

Quando ir para Águas Calientes

Assim como Machu Picchu, você pode visitar Aguas Calientes em qualquer época do ano sem maiores prejuízos à sua viagem. Contudo, há períodos que são menos atrativos, como o período de novembro a março. Nesta época a região se encontra no período chuvoso.

Com isso, muitos passeios ao ar livre podem acabar sendo prejudicados. Ademais, nos meses do inverno, a cidade lota de turistas, devido ao solstício de inverno, grande festa que remonta o tempo dos incas. Se você deseja paz e tranquilidade, busque outra data para fazer a visita.

Cultura

A cultura em Aguas Calientes se assemelha bastante a cultura peruana em geral. Dessa forma, conta com influência tanto dos nativos (especialmente dos povos incas), como dos conquistadores espanhóis. Essas influências podem ser sentidas mais profundamente na culinária e modo de se vestir.

Dicas de viagem

A viagem para Machu Picchu, que costuma ser a principal para os turistas que visitam o Peru, é muito cansativa. Desse modo, vale a pena fazer uma parada em Aguas Calientes para relaxar.

Uma das formas de fazer isso é utilizada as fontes termais, que possuem águas mornas e, segundo os locais, contam com propriedades rejuvenescedoras.

Gastronomia

A gastronomia local é muito semelhante ao resto do Peru. Se destaca pela utilização de produtos locais, como a batata e o milho, além de carne de animais da região, como a Alpaca. Com comida sempre muito saborosa, vale a pena comer os pratos típicos da região.

Entre os principais restaurantes da cidade, podemos destacar:

  • Mapacho Craft Beer & Peruvian Cuisine;
  • Restaurant Indio Feliz.

Ambos especializados em comida regional.

Conclusão

Assim sendo, Aguas Calientes oferece excelentes atrativos para a sua viagem ao Peru. Dessa maneira, não deve ser um destino preterido ou apenas utilizado como passagem para a inigualável Machu Picchu. Inclua esta cidade em seu roteiro e não se arrependerá!