5 atrações para conhecer em Bogotá

Bogotá. Fonte: Pedro Szekely.
Bogotá. Fonte: Pedro Szekely.

A Colômbia é um país localizado ao norte da América do Sul. Apresenta clima equatorial e conta com a uma rica biodiversidade, estando a floresta amazônica inserida em seu território. Além disso, sua capital, Bogotá, tem se mostrado um excelente destino na América do Sul.

Isso se deve por conta de sua rica cultura, história secular, construções históricas. Também é um excelente lugar para fazer compras. Com o objetivo de familiarizá-lo com Bogotá e facilitar a sua visita à cidade, fizemos este breve artigo especialmente para você. Confira!

História de Bogotá

Há indícios de ocupação humana na capital colombiana há pelo menos 10.000 A.C. Contudo, a colonização europeia na Colômbia se iniciou no século XVI e em 1538 foi fundada a cidade de Bogotá.

Dessa maneira, desde o século XVI a cidade passa a ter importante influência no país, assim como em toda a América do Sul. Durante o século XX, a cidade passa a ganhar importância turística.

Como chegar

Bogotá possui um grande aeroporto internacional que recebe voos diretos de várias cidades do Mundo. Dessa maneira, você pode partir para Bogotá do Brasil por São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte.

1. Candelaria

Candelaria, Bogotá. Fonte: Pedro Szekely.
Candelaria, Bogotá. Fonte: Pedro Szekely.

A Candelaria consiste no centro histórico de Bogotá. Dessa maneira, a principal atividade na região é caminhar pelas ruas seculares, avistando as construções seculares e subindo e descendo as ladeiras do bairro. Há várias construções coloniais.

Portanto, o local é indicado para os amantes de arquitetura e história, embora seja um atrativo para todos os gostos e idades.

2. Cerro Montserrate

Cerro Montserrate. Fonte: CucombreLibre, Flickr.
Cerro Montserrate. Fonte: CucombreLibre, Flickr.

Este é um dos atrativos mais conhecidos e buscados da cidade. Desse modo, você deve reservar um tempo para visitá-lo. É possível acessá-lo por trem, teleférico ou mesmo a pé. De cima deste morro é possível avistar toda a cidade de Bogotá.

Ademais, o morro conta com 3200 metros de altitude. O Cerro fica perto da Candelaria. Portanto, aproveite para visitar os dois de uma única vez.

3. Praça Simon Bolivar

Catedral de Bogotá. Fonte: Elias Bizannes.
Catedral de Bogotá. Fonte: Elias Bizannes.

Esta praça está localizada na Candelaria e é a principal praça da cidade. Dessa forma, está cercada por construções importantíssimas da cidade, como a Catedral de Bogotá e o Palácio de Justiça.

Além disso, a região conta com muitos vendedores ambulantes e você pode aproveitar para comprar artigos de primeiras necessidades, comida de rua, entre outros.

4. Catedral de Sal de Zipaquirá

Catedral de Sal. Fonte: Eli Duke
Catedral de Sal. Fonte: Eli Duke

Esta atração é bem diferente se encontra em um município próximo a Bogotá. Para chegar até lá, é necessário se deslocar de trem a vapor. Desse modo, você tem uma experiência diferente e nostálgica já na viagem.

Ademais, chegando no local, você avistará uma igreja construída em uma mina de sal. Há vários guias no local que explicam, em espanhol, a história do lugar. Ademais, este atrativo é uma das maravilhas da Colômbia e, portanto, merece sua atenção na estadia em Bogotá.

5. Museo del Oro

Antes da chegada dos colonizadores espanhóis na Colômbia, este país já contava com a ocupação de diversos povos. Diversos deles confeccionavam objetos em ouro. Neste museu você poderá ver alguns exemplares, assim como entender o processo de fabricação.

Quando ir

Apesar de poder ser visitada durante todo o ano, visto que as temperaturas em Bogotá apresentam pouca variação durante o ano, indica-se a visita entre as duas estações secas da cidade. Desse modo, programe sua viagem entre dezembro e fevereiro ou junho e setembro.

Cultura

A cultura em Bogotá é muito efervescente em essencialmente latina. Conta com muitas cores e é muito vistosa. Desse modo, a dança e a música possuem papel fundamental. Além disso, o artesanato é outro ponto de destaque, pois mescla influência dos diversos povos que ocuparam o país.

Dicas de viagem

Para Bogotá, é melhor levar dólar do que real. Desse modo, ao chegar em Bogotá, você deve fazer a troca por pesos nas casas de câmbio. Outra dica importante é levar cartão de crédito e realizar saques em caixas automáticos.

Apesar de ser uma cidade segura, especialmente comparada às grandes capitais brasileiras, é necessário tomar alguns cuidados.

Desse modo, o golpe mais utilizado em turistas é o do “falso-policial”, em que pessoas se passam por polícia para pedir documentos e deixar a carteira mais vulnerável para roubo.

Gastronomia

A culinária local mescla influências africana, espanhola e indígena. Entre os principais ingredientes, destacam-se o milho, a banana e a batata. Além disso, a carne de porco é utilizada em pratos como a Lechona. Arroz e feijão também são comuns no cardápio local.

Ademais, entre os principais restaurantes da região, destacamos o Santa Fé Restaurante e o Restaurante Club Colombia. Aproveite e peça para tomar um legítimo café colombiano após a refeição.

Conclusão

Assim sendo, Bogotá é um destino obrigatório para quem deseja conhecer a Colômbia. Capital do país e cidade mais populosa, a cidade apresenta muitos atrativos, cultura e história secular, além de uma agitada vida noturna. E você, o que está esperando para conhecer a capital colombiana?